CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > THC bloqueia hemorragia gástrica causada por antiinflamatórios

THC bloqueia hemorragia gástrica causada por antiinflamatórios

Receitados por médicos em todo o mundo, os antiinflamatórios não-esteróides (AINE’s) são indicados em casos dores das mais diversas origens. Entre os efeitos colaterais mais graves da droga está a hemorragia gástrica. E é exatamente aí que entra a maconha, pois um estudo publicado recentemente no European Journal of Pharmacology descobriu que o THC ajuda a reduzir o dano no tecido causado pelo uso destes fármacos, a exemplo do ibuprofeno. Segundo o artigo, “as drogas anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), que estão entre os analgésicos mais utilizados no mundo, causam inflamação gastrointestinal potencialmente fatal”.

A descoberta pode salvar a vida de muita gente. Estatísticas indicam que 100 mil internações hospitalares e 16.500 mortes ocorrem anualmente nos EUA devido às complicações gastrointestinais causadas pelos AINE’s.

Conduzido por pesquisadores da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, o levantamento mostrou que, ao administrar o delta9-tetrahidrocanabinol, ou THC, em pacientes com hemorragia gástrica induzida por diclofenaco, o sangramento diminuiu – assim como os demais riscos associados foram reduzidos significativamente. “Estes dados indicam que o canabinóide Δ9-THC protege contra danos inflamatórios nos tecidos gástricos.”

* Fonte: European Journal of Pharmacology

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.