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Indústria automobilística redescobre o cânhamo

Não é de hoje que a indústria automobilística conhece as propriedades industriais da maconha. Em 1941, o lendário hempreendedor Henry Ford inovou ao lançar um carro com painéis de plástico de cânhamo, cuja resistência a impacto era cerca de 10 vezes maior do que a oferecida pelo aço. No entanto, a campanha proibicionista iniciada pouco tempo depois fez com que a ideia fosse deixada de lado – assim como todas as demais propriedades industriais e medicinais da erva passaram a ser eternamente sabotadas & distorcidas.

Mas parece que essa realidade está mudando e as grandes montadoras – finalmente! – começam a se render às inegáveis qualidades da canábis. Este é o caso, por exemplo, da BMW, que anunciou recentemente o lançamento do seu mais novo compacto elétrico. Chamada BMW I3, a caranga possui o interior das portas forrado com fibras de cânhamo.

De acordo com Benoit Jacob, designer-chefe da BMW, a leveza do material faz com que o veículo seja tão confortável a ponto de parecer um “pequeno loft sobre rodas”.

As alterações no estilo, dimensões e materiais empregados na linha de carros elétricos I3 – que contará com pelo menos outros dois modelos – visam promover um “estilo mais econômico de direção”, segundo Jacob. Com início das vendas nos Estados Unidos em 2014, o brinquedinho terá preço inicial de US$ 41.350.

Moto ecológica produzida na Holanda é feita a partir de um composto de plantas – incluindo maconha!

Esse momento de “renascimento” do uso do cânhamo na indústria automobilística é marcado ainda pelo recente lançamento de uma moto ecológica feita a partir da composição de diversas plantas – incluindo, claro, a maconha! Criado pela empresa holandesa de design Waarmakers, em parceria com outras companhias da paradisíaca Holanda, o veículo não contém peças em metal ou plástico, mas sim uma composição de linho e resina biodegradável. Chamada Be.e, a moto possui o exterior semelhante a uma “casca de ovo”, o que elimina a necessidade dos painéis de plástico usuais sem deixar de ser forte, resistente, leve e sustentável.

*Fontes: Forbes, Terra

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