CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Larica é causada pelo aumento do olfato, aponta estudo

Larica é causada pelo aumento do olfato, aponta estudo

Mais uma vez a ciência contribui para desvendar os efeitos da fumaça. Um grupo de cientistas europeus parece que desvendou o mecanismo que desencadeia a famosa larica. De acordo com um estudo inédito publicado pela revista Nature Neuroscience, a estimulação do apetite pode ser explicada pela ação dos canabinoides sobre as funções olfativas.

A investigação foi feita com ratos subdivididos em dois grupos: um que recebeu doses de THC e, outro, não. Quando expostos a amêndoas e óleo de banana, os ratos “doidões” tenderam a cheirar os alimentos com muito mais empolgação do que os “caretas”, que logo perderam o interesse nas iguarias. Além disso, os roedores sob o efeito do canabinoide comeram “substancialmente mais do que os do grupo de controle”, afirma o estudo.

A análise também incluiu um outro grupo de ratos que tinham sido mantidos em jejum por 24 horas. Neste caso, os pesquisadores encontraram resultados semelhantes aos observados nos ratos que receberam THC.

Além de comprovar um efeito muito conhecido pelos canabistas, o estudo ajuda a embasar o uso da canábis no tratamento de pessoas que sofrem de perda de apetite ocasionada por doenças e uso de medicamentos.

A conclusão indica que os receptores de canabinoides localizados no bulbo olfatório foram estimulados pelo canabinoide, que atua como uma imitação dos endocanabinoides produzidos naturalmente pelo corpo quando sentimos fome. Dessa forma, aumentaram também a sensação olfativa e o apetite dos ratos.

 

 

You may also like
Cientistas descobrem mecanismo causador da larica
Estudo: uso de maconha pode afetar capacidade de pensar e planejar
Canadá divulga novas diretrizes para uso de cannabis no tratamento da dor crônica
Conheça 7 benefícios do uso de canabidiol (CBD)

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.