CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > NEGÓCIOS > Colorado terá sistema bancário voltado ao mercado canábico

Colorado terá sistema bancário voltado ao mercado canábico

Conforme cresce e se capitaliza, o mercado canábico começa a chamar a atenção dos bancos nos Estados Unidos. O governo do Colorado aprovou um primeiro sistema financeiro para a indústria da maconha, que será composto por uma rede de cooperativas criadas para dar aos negócios um modo de acessar serviços bancários básicos.

O plano busca mudar a realidade da nova indústria, que lida apenas com dinheiro vivo. Isso porque em geral os bancos ainda rejeitam oferecer aos empreendedores que vendem a erva até mesmo serviços de conferência de contas porque temem a lei federal, que considera a maconha e seus negócios ilegais.

Como consequência, proprietários de lojas que vendem o produto têm de lidar com grandes quantias de dinheiro, o que os tornam alvos de roubos.

A lei permitirá que os empreendimentos canábicos coloquem dinheiro em cooperativas, mas ela somente terá efeito se o banco central americano, o Federal Reserve, concordar com que as cooperativas aceitem cartões de crédito e cheques.

Setor se desenvolve após nova lei

O Colorado se tornou o primeiro estado a permitir a venda de maconha para uso recreacional no início do ano. Washington também deve permitir o uso recreacional a partir de julho.

Os negócios em torno da legalização se multiplicam. Os produtos oferecidos vão desde concentrados da erva, tecnologias como a vaporização, que evitam o fumo; cápsulas, produtos feitos com a maconha e óleos extraídos da erva. Agências de publicidade, empresas de segurança, seguradoras e o comércio eletrônico também têm como foco a nova indústria.

Já existe um instituto para carreiras relacionadas ao setor, o Cannabis Career Institute. Os empreendedores buscam programadores, especialistas em segurança, químicos e biólogos e cientistas de laboratório, entre outras ocupações.

Clique aqui para saber mais sobre o mercado da maconha no Colorado.

Bancos tradicionais se recusam a prestar serviços

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos disse em fevereiro que os bancos poderiam servir a indústria da maconha sob certas condições.

Os Estados querem coletar impostos com as vendas da erva, e ter conta em um banco facilita este processo. Porém, muitos bancos reclamaram sobre as condições, que consideraram onerosas.

Apenas algumas instituições financeiras estão aceitando clientes que vendem maconha sob as condições da lei federal. O banco Numerica, por exemplo, aceita fornecer serviços a plantadores e processadores de cannabis.

*Fonte: IG Economia

You may also like
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Ações de empresas canábicas têm melhor semana na bolsa desde 2020
Nova York é considerada a cidade que mais consome cannabis do mundo
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.