CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Uruguai adia venda de maconha legal para 2015

Uruguai adia venda de maconha legal para 2015

Devagar e sempre – este parece ser o lema do nosso amado Mujica quando o assunto é iniciar a venda de maconha no Uruguai. Legalizada em dezembro de 2013, a erva só será distribuída a partir do ano que vem – e não mais no segundo semestre de 2014, como era esperado. Implementar a distribuição da cannabis representa “problemas de ordem prática”, disse o presidente nesta quarta-feira (09/07) em entrevista à AFP.

A venda direta de maconha aos consumidores “vai para o ano que vem, e apresenta dificuldades práticas”, afirmou Mujica, acrescentando ser inevitável levar adiante o processo lentamente para que tudo seja bem feito.

Mujica admitiu que o fato de a implementação da venda controlada de maconha começar um pouco antes ou junto com a mudança de governo é uma dificuldade.

“Se quisermos fazer tudo de qualquer jeito, é moleza. Assim como os Estados Unidos estão fazendo”, afirmou.

“Se tivermos pressa e fizermos errado, teremos problemas. Para nós, não é tirar a responsabilidade de nós e que o mercado se ajeite. O mercado, se deixarmos, vai tentar vender a maior quantidade possível de maconha”.

Mujica, um ex-guerrilheiro de 79 anos, conquistou o mundo com um discurso simples, uma vida austera e um forte questionamento ao consumismo, mas foi a legalização da maconha que aumentou sua popularidade internacional nos últimos anos.

A lei que regulamentou o mercado da maconha no Uruguai, aprovada em dezembro passado, deixou nas mãos do Estado a tarefa de controlar toda a cadeia produtiva, da importação de sementes à venda da substância nas farmácias.

Só maiores de 18 anos inscritos em um registro e residentes no Uruguai poderão comprar até 10 gramas de maconha por semana (até o teto de 40 gramas mensais) ao preço de 20 a 22 pesos por grama (US$ 0,9 dólar).

“Acho que deve ser feito um estudo muito metódico, por isso estamos demorando. Há muita coisa para resolver, como ter um software que funcione e que dê resposta tecnológica para o que for preciso”, explicou.

“E há outra pressão. Nos Estados Unidos a droga está sendo liberada com um grau de irresponsabilidade que assusta”, acrescentou o presidente em referência à quantidade de estados norte-americanos que autorizam o uso da maconha para fins terapêuticos.

Para Mujica, principal incentivador da inédita lei, “há muita novidade na polêmica e no interesse mundial que ela tem gerado”.

“O que nós propomos não é o aumento do consumo. Tem gente que considera que qualquer um tem a liberdade para ‘dar um tapa’ (consumir a droga) e ficar com os olhos dilatados. Isso não tem nada de moderno, isso sempre existiu e é um perigo da tolice humana”, defendeu.

“Mas se a mantenho (a maconha) como um mistério, esta será a maior isca para fisgar os jovens (…) porque tudo o que é proibido atrai”, afirmou.

O presidente destacou que se o projeto, que ele mesmo classifica como experimental, fracassar, “será preciso recuar, como em qualquer situação da vida.”

“Não podemos ser fanáticos”, considerou

O governo pretende lançar neste mês uma convocação para a plantação de cinco hectares de maconha legal, metade da demanda estimada, na primeira etapa de implementação da lei.

Segundo os cálculos oficiais, seriam necessárias entre 18 e 22 toneladas anuais de maconha para abastecer o mercado estimado de 150 mil consumidores.

Clique aqui para saber mais sobre legalização da maconha no Uruguai.

*Fonte: AFP, via Exame

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Uruguai pode permitir venda de maconha a turistas estrangeiros
Maconha na Argentina: hermanos avançam na regulação da cannabis
Biden anuncia perdão a condenados por posse de maconha nos EUA

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.