CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > CULTIVO > 14 dicas para fertilizar as plantas

14 dicas para fertilizar as plantas

Uma planta saudável é uma planta bem nutrida. Não por acaso, recebemos muitas perguntas de leitores querendo saber qual tipo de fertilizante é melhor para o cultivo de maconha. Ou então qual a quantidade apropriada para se regar, a frequência, enfim, dúvidas comuns a quem se aventura nesses tempos difíceis para a arte do cultivo.

Antes de tudo, é bom que se tenha em mente que existem muitos fertilizantes no mercado – tanto genéricos quanto específicos para o plantio de ganja. A escolha vai depender das condições financeiras, filosofia de cultivo e disponibilidade do produto para cada jardineiro.

Justamente por existirem tantas opções, nessa primeira conversa sobre fertilização vamos apenas focar em alguns pontos básicos que devem ser observados antes de utilizar qualquer tipo de aditivo nas plantas.

Confira abaixo 14 dicas essenciais para turbinar suas plantas com sucesso:

1) A planta não sabe a origem do nitrogênio que você está utilizando, se é orgânico, mineral ou químico. Portanto, o importante é saber quais nutrientes e em qual proporção você deve dosá-los.

2) Nunca utilize a dose indicada pelo fabricante, o fabricante só quer que você acabe logo pra comprar outro ou que sua planta se dê mal para que você tenha de comprar o produto corretivo daquele problema desse mesmo fabricante – aquele velho business de sempre, sem contar o risco imenso de você dar overfert;

3) Ao adquirir um fertilizante novo, seja o comprado em qualquer loja de jardinagem ou naquela loja específica, seja químico ou orgânico, utilize apenas 1/3 ou metade da dose, acompanhando a planta de perto nos dias seguintes;

4) Há três situações distintas que todo grower precisa observar durante o cultivo: – como a planta se encontra (amarelada, murcha, etc.); – o que foi feito (rega, fertilização, pulverização, etc.) e, por último: – o que aconteceu (de três a quatro dias a planta costuma reagir). Portanto, após alguns dias da aplicação dos produtos, analise a planta para saber se tal dose foi fraca, forte ou na medida;

5) A adição de nitrogênio durante a vega garante o crescimento exuberante e rápido;

6) Já o fósforo deve ser reforçado durante o estágio de floração;

7) O potássio está associado a ramas fortes e plantas com alta resistência a doenças e pragas;

8) O cálcio não é adicionado necessariamente como um nutriente, mas sim para equilibrar o pH do solo;

9) A quantidade de nutrientes utilizada depende do tamanho da planta e do vaso, além da condição geral do solo;

10) É recomendado que você dissolva o fertilizante na água antes da rega;

11) Nunca fertilize todos os dias. Procure alternar com algumas regas apenas com água.

12) Adicionando mais nutrientes do que a planta requer vai intoxicar o solo, prejudicando assim o crescimento e desenvolvimento da planta. É o chamado overfert.

13) Para salvar as plantas de um overfert, o solo pode ser lixiviado, através da remoção de alguns centímetros da camada superior e realização de flush (que consiste numa rega excessiva, visando limpar as raízes);

14) A adubação foliar – ou pulverização – é uma maneira eficiente de fertilizar grandes plantas com deficiência de nutrientes.

You may also like
Como plantar maconha: tudo o que você precisa saber para começar já!
Como plantar maconha indoor no verão: 10 dicas infalíveis!
Casal ganha direito de importar sementes de maconha para tratar filha
4 motivos para plantar maconha

3 Responses

  1. Pedro

    Com que frequência devo fertilizar minha planta (ainda esta no segundo par de ramos)

  2. Raz Grower

    E com relação ao PH da água da rega? Será que tem como fazer um tuto? Para saber como medir e equilibrar para melhor absorção dos nutrientes pela planta.

    Blog de primeira. Estou gostando de como tem explicado os assuntos.

    1. Excelente sugestão, Raz! Vamos providenciar em breve um post sobre a importância do PH para o cultivo de ganja, fique de olho! E obrigada pela presença e elogios, a casa é sua! Beijo e boas colheitas!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.