Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > MAIS LIDAS > Dr. Bud: por quanto tempo a maconha permanece no corpo?

Dr. Bud: por quanto tempo a maconha permanece no corpo?


Eis aqui uma daquelas perguntas que recebo frequentemente no site: por quanto tempo após o uso a maconha permanece no corpo humano? Seja por mera curiosidade ou porque necessitam passar por um exame toxicológico, o fato é que este tema intriga os canabistas brasileiros – ainda mais agora que os testes de drogas serão obrigatórios para os motoristas brasileiros.

De modo geral, o THC costuma ser absorvido rapidamente pelas células de gordura distribuídas em diversos órgãos do corpo. Segundo informações do National Institute on Drug Abuse, “os testes de urina podem detectar traços (metabólitos) de THC por vários dias após o uso. Em usuários frequentes, de qualquer forma, os metabólitos do canabinoide podem ser detectados por semanas após o uso”.

Para ajudar na elucidação de mais este enigma médico-canábico, novamente convocamos o cardiologista Dr. Bud*que após realizar uma série de pesquisas sobre o assunto, nos apresenta a seguir algumas imprescindíveis informações sobre a presença de traços de cannabis no organismo humano.

– Afinal de contas, por quanto tempo a maconha permanece no corpo?

É difícil dizer por quanto tempo uma pessoa testará positivo para maconha, pois as taxas de canabinoides remanescentes no organismo vão variar de indivíduo para indivíduo e não parece haver um consenso sobre isso. No site WebMD, por exemplo, fala-se de algo em torno de uma semana a um mês, a depender da quantidade de cannabis consumida.

Usuários de primeira viagem comumente testam positivo para maconha por um a três dias após o consumo, segundo afirma uma avaliação do National Drug Court Institute que relata outros fatos bem interessantes sobre a detecção de canabinoides na urina.

Já os usuários frequentes de maconha podem acusar positivo para maconha em testes realizados até mais de uma semana após fumar o último baseado. Há outro estudo, por exemplo, que relata alguns casos de pessoas detectadas com metabólitos de THC por mais de 30 dias.

– Os testes de urina estão entre os mais utilizados por empresas de diversos setores para testar seus funcionários. Por quanto tempo o uso de maconha pode ser detectado através da urina?

O THC pode ser detectado na urina dentro de apenas duas a cinco horas após o uso. Já o tempo que os traços de canabinoide permanecerão na urina dependem, novamente, da frequência de uso, além de outros fatores pessoais, incluindo o peso e a taxa de gordura corporal dos usuários. Os principiantes geralmente excretam metabólitos na urina por até seis dias após o uso, enquanto os usuários frequentes podem testar positivo por até mais de 30 dias.

teste-de-sangue-maconha-2

– E em exames de sangue, por até quanto tempo é possível acusar o uso de maconha?

A taxa mínima para detecção de THC no sangue gira em torno de 0,3 ng/ml e pode ser detectada em usuários regulares por mais de um mês. Mais uma vez, a literatura disponível não indica números precisos, mas destaca a necessidade de avaliar caso a caso, conforme as características individuais. A boa notícia é que este tipo de teste costuma ser o menos utilizado, pois é mais caro e deve ser realizado exclusivamente por um profissional de saúde.

– E os testes de saliva e cabelo, como funcionam?

Os testes de saliva possuem a vantagem de serem rápidos, práticos e apurados, mas só indicam o uso imediato de maconha, por cerca de até 12 horas após o consumo. Já os testes de cabelo não costumam ser muito utilizados para detectar maconha. Há indícios de que os canabinoides nem sempre deixam rastros nos folículos capilares.

* Dr Bud: nome fictício; pseudônimo de um experiente cardiologista & canabista formado por uma das mais importantes universidades brasileiras de Medicina. Com 20 anos de profissão e de fumaça, ele adora pesquisar as relações entre cannabis e saúde. Responsável por um movimentado consultório em algum canto qualquer, por motivos óbvios ele prefere ser identificado apenas como Dr. Bud, “até que a maconha seja finalmente legalizada”, como costuma dizer. Nas horas vagas, é o consultor MaryJuana para assuntos medicinais em geral. 

You may also like
Curso de medicina canábica terá início no Uruguai
Universidade de Vermont lança curso sobre cannabis medicinal
Entidades unem forças para liderar cobrança global em pesquisa sobre maconha
Teste de drogas através do cabelo não é confiável

11 Responses

  1. marcela

    opa!! obrigada por essa matéria!! ando procurando informações a respeito exatamente por conta dessa obrigatoriedade do exame para motorista.. terei que faze-lo ano que vem!! e pelo que vi, o exame é por cabelo… justamente a parte que a matéria aprofundou pouco, por não ser muito comum…
    será que vcs nao conseguem aprofundar um pouco mais pra descobrirmos o tempo exato que será necessário ficar sem consumir cannabis para passar no exame??
    obrigadaaa!!!

    1. Bud

      Boa
      Parei de usar Canabis à uns dois meses
      Porém à 10 dias dei uns pegas num baseado à terei q fazer o tal exame toxicologico
      Pode constar?

  2. Igor

    Nunca tinha fumado maconha, ontem dei uma tragada bem de leve. Só uma msmo..vou ter que fazer um exame toxicológico no final de janeiro pra um concurso.. É possível acusar no exame de cabelo essa tragada q eu dei, msmo nunca tendo fumado antes? Qual é a quantidade minima pra acusar no teste de cabelo? E ela equivale a o q?

  3. Jamyl

    Adoraria saber o total de tempo que leva para o THC sumir do organismo.agradeceria se me dessem uma boa resposta.

  4. Vinnie Dirt.

    Exame toxicológico será exigido somente pros condutores das categorias C,D e E, condutores de carro e moto não se aplicam, não dêem uma de “Rede Globo” e publiquem informações COMPLETAS please. Grato.

    1. Filhote, onde vc viu uma informação INCOMPLETA, se eu apenas CITEI a obrigatoriedade dos exames para motoristas brasileiros e LINKEI diretamente pra uma matéria COMPLETA sobre o assunto? Antes de criticar, LEIA!

      1. Vinnie Dirt.

        Quando você diz “os motoristas brasileiros” é algo genérico minha filha, passivo de uma interpretação errada, eu li sim a matéria toda. e com todo o respeito, se vocês não aceitam críticas, porque então mantém espaço para comentários?

      2. Se é genérico é pq não era o objetivo da matéria tratar disso. Se fosse, estaria detalhado. E críticas fundamentadas são sempre bem-vindas, já opiniões aleatórias com o mero objetivo de rebaixar a qualidade do trabalho serão sempre rebatidas, até pq aqui não é a Rede Globo pra fazer média com ng kkkkk bjinhos!

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.