CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > ARTIGOS > Novo estudo contesta teoria da “escadinha” das drogas

Novo estudo contesta teoria da “escadinha” das drogas

Quando se tratam de certos mitos tão arraigados quanto o da “escadinha” das drogas, nunca é demais chover no molhado.

Embora qualquer ser pensante saiba que a maconha não é necessariamente o “primeiro degrau” desta tal escada imaginária – como insistem os proibicionistas há décadas – a ciência também tem ajudado a desvendar tal mito.

Segundo um novo estudo publicado no American Journal of Drug and Alcohol Abuse, os adolescentes fumam maconha motivados por razões muito específicas – e são estas mesmas razões que pautam a decisão de experimentar outras drogas.

Por exemplo, quem começa a fumar maconha pois se sente entediado pode estar mais propenso a também usar cocaína. Já quem busca a erva com objetivo de aumentar a percepção poderá sentir curiosidade de experimentar cogumelos mágicos.

Ou seja: são as MOTIVAÇÕES pessoais de cada um que levarão – ou não – ao uso de determinadas drogas – e não as drogas em si.

“Nós descobrimos que o uso de maconha em si não representa um fator de risco para o uso de outras drogas”, declarou o autor Joseph Palamar, professor assistente na New York University Langone Medical Center.

“Algumas pessoas usam maconha antes de outras drogas, mas isso não significa que a cannabis seja a causa do uso dessas outras drogas”, completou Palamar em reportagem divulgada pelo site Health Day.

A pesquisa foi baseada em dados aferidos por um estudo comportamental intitulado “Monitoring the Future”, que avalia mais de 15 mil alunos do ensino médio ao ano. Foram analisadas informações coletadas ​​entre 2000 e 2011.

Além da maconha, os pesquisadores também avaliaram o auto-relato de consumo de mais oito drogas ilícitas, como cocaína, crack, heroína, LSD, anfetaminas e tranquilizantes entre adolescentes.

Quase 1/3 dos jovens alegaram uso de maconha para aliviar o tédio – afinal, os remédios normais não amenizam a pressão. Destes, 43% se mostraram mais propensos a provar cocaína, enquanto 56% foram mais propensos a utilizar um alucinógeno como o LSD.

Enquanto isso, 1/5 dos adolescentes alegou ter fumado um baseado para atingir a percepção ou compreensão – o que também os faz 51% mais inclinados a experimentar alucinógenos.

Para fechar – e enlouquecer os caretas – entre os jovens que relataram uso de maconha para “experimentar” houve uma diminuição no risco de uso de outras drogas – quer dizer, cá entre nós bons canabistas, pararam ali mesmo!

Afinal, quem utiliza uma boa cannabis – seja na forma de flor ou concentrado – não precisa de muitas outras drogas além de chocolate, café e açúcar na larica!

Clique aqui para acessar o estudo. Já quem quiser saber qual a verdadeira “porta de entrada” para as drogas, vem comigo!

You may also like
Estudo: uso de maconha pode afetar capacidade de pensar e planejar
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA
Uso de maconha na adolescência está associado à queda no QI
Menos cocaína, mais maconha: o consumo de drogas durante a pandemia

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.