CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Uso de maconha pode causar aumento de peso em homens

Uso de maconha pode causar aumento de peso em homens

Se tem uma coisa que intriga maconheiros e cientistas em todo mundo são as relações entre maconha e aumento de peso corporal. Embora a erva geralmente tenha capacidade de abrir o apetite,  há estudos comprovando que os maconheiros possuem menos massa corporal do que os caretas.

Pois agora um novo estudo que nos chega da Universidade de Montreal, no Canadá, fornece novos – e discordantes – dados sobre o tema. Segundo a pesquisa, o consumo de maconha a longo prazo pode acarretar em ganho de peso, sobretudo entre homens.

“Sabe-se que o consumo de cannabis provoca aumento temporário do apetite. Mas os dados disponíveis são limitados para saber se a erva realmente provoca aumento de peso a longo prazo”, explica um dos professores responsáveis pelo estudo, Didier Jutras-Aswad.

Ele explica ainda que é bastante difícil explicar os mecanismos da cannabis sobre o ganho de peso devido a outros fatores que influenciam na questão. “Por exemplo, o uso de maconha pode estar associado ao consumo de tabaco – que também altera o apetite – e muitos outros efeitos da cannabis podem variar segundo o sexo e grau de utilização”, explica Aswad.

Publicado na revista Pharmacology Biochemistry and Behaviour, o estudo inclui dados de 1.294 pessoas que forneceram dados sobre suas dietas e consumo de substâncias como álcool, tabaco e maconha.

“O principal achado do nosso estudo mostra que o consumo de cannabis a longo prazo, de fato, influencia no ganho de peso”, declarou Aswad.

“Mas acima de tudo, notamos que alguns fatores modificam drasticamente este efeito, incluindo o sexo, nível de utilização e uso concomitante de tabaco”, acrescentou o pesquisador.

A pesquisa mostrou que o consumo de cannabis levou a um maior ganho de peso especificamente entre maconheiros do sexo masculino que não fumam cigarro. Já nos indivíduos tabagistas do sexo masculino, o efeito foi quase o oposto.

O levantamento não explica as razões das diferenças entre homens e mulheres, mas aponta possíveis hipóteses, incluindo o fato do “THC e da nicotina não agirem da mesma maneira nos sistemas neurobiológicos que regulam o apetite”.

Clique aqui para ver o estudo na íntegra.

*Foto: Martin Bernetti/Getty

You may also like
Canadá registra queda nas vendas de cerveja após legalização da maconha
Estudo: uso de maconha na gravidez pode reduzir crescimento do bebê
Canadá divulga novas diretrizes para uso de cannabis no tratamento da dor crônica
Uber Eats inicia delivery de maconha em Toronto

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.