CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Maconha recreativa é vendida pela primeira vez em Oregon

Maconha recreativa é vendida pela primeira vez em Oregon

Os moradores do estado do Oregon, nos Estados Unidos, puderam comprar pela primeira vez nesta quinta-feira (1º) maconha de maneira legal em dispensários, que até agora só vendiam cannabis como medicamento, e comemoraram a liberação do produto para fins recreativos.

A legalização da maconha com essa finalidade no Oregon aconteceu em 4 de novembro de 2014, coincidindo com as eleições legislativas no país, quando os eleitores votaram a favor da Medida 91, que legalizava a posse, o cultivo e a venda.

lori-harvey-de-ashland-oregon-cheira-marijuana-antes-de-fazer-a-compra-em-uma-loja-1443742075640_615x300
Desde 00h01 desta quinta-feira, qualquer cidadão com mais de 21 anos pode comprar legalmente até 227 gramas de flores secas de maconha para fumá-la em casa ou em espaços privados, já que o consumo da substância em público continua sendo ilegal.

Longas filas, muitos curiosos, promoções e camisetas para comemorar a liberação marcaram este primeiro dia de vendas, que representa um grande passo para a indústria do cannabis nos Estados Unidos, cujos empresários injetaram milhões de dólares desde que os Estados começaram a legalizar a erva.

Em novembro de 2012, Colorado e Washington aprovaram o consumo de pequenas quantidades de maconha para fins recreativos, opção à qual se uniram posteriormente Alasca e Oregon, Estado de forte tradição progressista e que, atualmente, tem 4 milhões de habitantes.

Todos os territórios dos Estados Unidos que legalizaram a maconha recreativa alteraram a lei mediante votação popular, incluindo o Distrito de Columbia, onde se encontra a capital federal, Washington.

No caso do Distrito de Columbia, os eleitores aprovaram a legalização do consumo –mas não da venda– também em 4 de novembro e a prefeita sancionou a medida em 26 de fevereiro deste ano, apesar da oposição do Congresso, com jurisdição sobre o distrito.

*Fonte: EFE, via UOL

**Foto: AP Photo/Timothy J. Gonzalez

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Ações de empresas canábicas têm melhor semana na bolsa desde 2020
Nova York é considerada a cidade que mais consome cannabis do mundo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.