CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Ingerir pequenas doses de LSD pode ser saudável

Ingerir pequenas doses de LSD pode ser saudável

A maconha não é a única substância recreativa – e proibida – dotada de propriedades medicinais. As drogas psicodélicas – incluindo LSD e cogumelos – também possuem valor terapêutico, especialmente se ingeridas em pequenas quantidades.

O tema das chamadas “micro-doses” é amplamente abordado na obra do psicólogo estadunidense James Fadiman, que desde os anos 1960 dedica-se a estudar a medicina psicodélica.tumblr_lzv34rLMnK1qcncteo1_400

Mas a ideia das doses super-fragmentadas não é nenhuma novidade. Pioneiro a sintetizar a dietilamida do acido lisérgico (LSD) na década de 1930, o químico suíço Albert Hofmann pregava que as micro-doses poderiam ser um substituto não-tóxico de drogas destinadas a melhorar o foco e a produtividade, como a anfetamina e a popular Ritalina.

Na sua obra, intitulada  The Psychedelic Explorer’s Guide, Fadiman detalha os resultados positivos obtidos durante extensas pesquisas com usuários de LSD e psilocibina (a substância presente nos chamados cogumelos mágicos).

Os participantes tomaram cerca de 1/10 da dose de LSD consumida normalmente e relataram experiências relacionadas ao aumento da energia, foco e criatividade.

Uma mulher de 65 anos, por exemplo, experimentou agradáveis sensações energéticas – como uma “brisa de café” – que duraram durante todo o dia.

E o mais importante: nenhum dos pacientes reportou nenhum tipo de bad trip ou efeito colateral negativo relacionado ao uso dos psicodélicos. O que não quer dizer que não existam riscos, conforme alerta Fadiman: “as substâncias psicodélicas podem acentuar sintomas em pessoas com problemas psiquiátricos latentes, mas elas geralmente não causam doenças mentais em usuários saudáveis”.

O lamentável nesta história toda é que as pesquisas só não estão mais avançadas por um simples & hipócrita motivo: a proibição do LSD nos Estados Unidos (e praticamente no mundo todo), que desde a década de 1960 impede o avanço da ciência psicodélica.

Mas quem já teve o privilégio de viajar no embalo de um “docinho” de boa procedência ou de um suculento “cogu”, sabe o poder transformador dos psicodélicos quando utilizados com parcimônia e consciência.

E não é só para aguçar a criatividade que os psicodélicos servem. Outros estudos também apontam os benefícios do LSD no tratamento da ansiedade e depressão.

*Foto: Shutterstock

You may also like
Estudo: usuários de psicodélicos sofreram menos estresse na pandemia
Brasil tem sua primeira empresa de inovação em medicina psicodélica
Terapia com psilocibina é quatro vezes mais eficaz para depressão
Brasileiros estudam drogas psicodélicas para tratar depressão e dependência química

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.