CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Bebês expostos à maconha no ventre apresentam melhor visão

Bebês expostos à maconha no ventre apresentam melhor visão

Se tem um assunto que é cercado de polêmica e desinformação é o uso de maconha durante a gravidez. Nem bem a American Medical Association divulgou um alerta sobre potenciais riscos do consumo de erva por gestantes e lactantes, agora nos chega a informação de uma pesquisa deveras interessante.

Segundo estudo da Escola de Optometria e Ciências da Visão da Universidade de Waterloo, no Canadá, os bebês expostos à cannabis na vida intrauterina apresentam melhor visão na infância. Os resultados da pesquisa inédita foram publicados na edição de novembro da revista Scientific Reports.

Os investigadores testaram o processamento visual de alto nível em um grupo de crianças de 4 anos de idade que, enquanto no ventre materno, foram expostas a diferentes combinações de maconha, álcool, metanfetamina ou nicotina, em comparação com um grupo de controle que não havia sido exposto a nada disso.

As exposições às drogas foram confirmadas objetivamente por meio da análise laboratorial do mecônio – substância encontrada nas primeiras fezes dos bebês.

Ao que tudo indica, as crianças que tiveram contato com a cannabis apresentam uma melhora significativa na capacidade de rastrear objetos em movimento por volta dos quatro anos de idade.

Os resultados mostraram a exposição à maconha incrementou a percepção do movimento global, uma medida de transformação na via visual dorsal do cérebro que é responsável pelo processamento de movimento e controle visual. 

Já o álcool – tão legalizado e institucionalizado no Brasil – apresentou efeito negativo sobre a visão dos pequenos. A nicotina e a metanfetamina não tiveram impacto na visão dos fetos em relação ao grupo de controle.

Clique aqui para ler o estudo na íntegra.

You may also like
Estudo investiga relação entre saúde mental e uso de cannabis em gestantes
Estudo: uso de maconha na gravidez pode reduzir crescimento do bebê
Estudo: uso de maconha na gravidez aumenta mortalidade infantil
Maconha pode reduzir chances de engravidar, aponta estudo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.