CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ENTRETENIMENTO > CINEMA > 3 filmes surrealistas das antigas para assistir chapado

3 filmes surrealistas das antigas para assistir chapado

Surgido em Paris na década de 1920, o surrealismo foi um movimento artístico fortemente inspirado pelas teorias de Sigmund Freud. Chapado por excelência, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa, buscando produzir uma arte que – segundo o manifesto de seu líder, André Breton (1896-1966) – estava sendo destruída pelo racionalismo.

Para além das artes plásticas, o movimento também se expandiu no cinema, onde despontaram grandes nomes como Luis Buñuel, que dirigiu obras clássicas em parceria com ninguém menos do que Salvador Dalí.

Ideal para embalar qualquer viagem – de maconha a cogumelo – os filmes surrealistas, sobretudo os mais antigos, ajudam a expandir a mente e encarar inusitadas perspectivas.

A seguir, confira os trailers de três emblemáticos filmes surrealistas produzidos antes dos anos 1980. Prepare sua dose de maconha e play!

1) Um Cão-Andaluz (1928)

Obra-prima máxima do cinema surrealista, “Um Cão-Andaluz” foi dirigido por ninguém menos do que Salvador Dalí e Luis Buñuel. Lançado na França em 1928, destaca-se pela tentativa de rompimento com toda a lógica e linearidade narrativas, lançando mão de referências oníricas no roteiro indescritível e repleto de cenas clássicas (como a do olho sendo cortado). É viagem pura!

2) A Idade do Ouro (1930)

Outra obra-prima fruto da parceria entre Salvador Dalí e Luis Buñuel, “A Idade do Ouro” causou furor na sociedade quando foi lançado, em 1930. Ao retratar um caso de amor não concretizado, o filme põe em xeque os dogmas da sociedade e, principalmente, da Igreja Católica.

3) Eraserhead (1977)

De 1977, o filme de horror surrealista marcou a estreia do diretor David Lynch nos cinemas. O longa aborda uma desoladora cidade industrial onde vive Henry Spencer (Jack Nance). Ele tem uma namorada, Mary X (Charlotte Stewart), e um filho mutante que não para de chorar.

You may also like
Cine420 #76: É o Fim
Cine420 #75: Corra, Lola, corra
Cine420 #74: Alucinações do Passado (Jacob’s Ladder)
Cine420 #73 : Abaixo de Zero (Less Than Zero)

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.