CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > ARTIGOS > Maconha: o cachorro botânico

Maconha: o cachorro botânico

Faceiro que só, o poeta Vinícius de Moraes costumava dizer por aí que “o uísque é o melhor amigo do homem; o uísque é o cachorro engarrafado”. Seguindo a lógica do poetinha e adaptando a máxima ao universo da psicologia canábica, pode-se dizer que a maconha é o “cachorro botânico”.

Ainda mais para quem vai além de fumar – e se dedica a cultivar a própria erva – os vínculos emocionais com a planta são ainda mais profundos & inevitáveis.

A começar pela questão da companhia. Da mesma forma como os cães são fieis e geralmente inseparáveis de seus donos, assim é a erva para o bom canabista. Sempre atenta e presente – desde que cultivada com amor – a maconha muitas vezes faz o papel de ouvinte e fiel companheira.

Na mesma medida, a erva também pode ser uma eficiente conselheira, disposta a provocar reflexões úteis à evolução pessoal dos usuários. Não por acaso, a cannabis tem sido utilizada em rituais místicos ao longo dos séculos.

Impossível negar também a relação de dependência que se desenvolve entre a planta e o usuário, sobretudo em se tratando dos jardineiros novamente. Não se trata, contudo, de dependência física ou psicológica, como poderiam erroneamente supor os mais desavisados. Aliás, a relação aqui consiste muito mais em afeto do que em dependência, da mesma forma como acontece com os cães – voltando à comparação com a metáfora etílica do poeta.

Afinal, só quem ama muito sabe a necessidade de planejar com antecedência e, algumas vezes, até abrir mão de certas viagens ou saídas mais longas, por causa do animalzinho (ou plantinha) que não pode ficar sozinho por muito tempo…Assim como acontece com os pets, para crescer com saúde a cannabis demanda atenção, cuidados e alimentação balanceada.

Indo além num argumento mais evolutivo à la Carl Sagan, o neurocientista brasileiro Dr. Sidarta Ribeiro também comparou a erva aos cães na interessante reflexão a seguir. Confira e tire suas próprias conclusões:

You may also like
Cannabis medicinal X maconha dos vagabundos
Uso de maconha não afeta a motivação de adolescentes
O que deu errado com a legalização no Uruguai?
Qual a relação entre as ocupações estudantis e o ativismo canábico?

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.