CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Estudo sugere que maconheiros possuem melhor visão noturna

Estudo sugere que maconheiros possuem melhor visão noturna

Conforme avança, a legalização da maconha também impulsiona o desenvolvimento da ciência sobre os canabinoides, ampliando cada vez mais o leque de possibilidades e aplicações destas preciosas substâncias encontradas naturalmente na cannabis.

No Canadá, um grupo multidisciplinar do Instituto Neurológico de Montreal, ligado à Universidade McGill, dedicou-se a estudar os efeitos dos canabinoides na visão de seres vertebrados.

A partir de testes realizados com girinos, os cientistas buscaram identificar as reações a estímulos visuais após a exposição das cobaias a níveis elevados de canabinoides endógenos (produzidos pelo próprio corpo) e exógenos (introduzidos artificialmente).

Sistema endocanabinoide

As análises indicaram que a estimulação do sistema endocanabinoide intensificou a atividade das chamadas células ganglionares da retina, responsáveis por transmitir informações visuais ao cérebro.

Publicado no início de agosto na revista eLife, o estudo comprovou que a classe de receptores de canabinoides conhecida como CB1R desempenha um importante papel na supressão do transporte de cloreto nas células ganglionares. “Quando o receptor é ativado, os níveis de cloro são reduzidos, o que hiperpolariza a célula, tornando-a capaz de disparar em frequências mais altas.”

Melhor visão noturna

Após a exposição aos canabinoides, os girinos ficaram mais capacitados a detectar objetos opacos com pouca luz em relação ao período em que eles estavam “caretas”.

Para auxiliar na aferição dos resultados, os pesquisadores contaram com um software exclusivo que detecta mudanças de comportamento nas cobaias.

Embora não se possa garantir que os efeitos sejam os mesmos nos humanos, há evidências anteriores sugerindo que a ingestão de maconha podia ser uma das causas da melhora na visão noturna de pescadores da Jamaica e Marrocos.

“Embora seja tecnicamente mais difícil, agora um estudo semelhante deve ser realizado na retina do rato ou em culturas de células da retina humana”, informa Dr. Edward Ruthazer, um dos neurologistas responsáveis pela pesquisa.

Cannabis X oftalmologia

Há não muito tempo, o Maryjuana também noticiou um achado surpreendente da oftalmologia. Segundo estudo da Escola de Optometria e Ciências da Visão da Universidade de Waterloo, no Canadá, os bebês expostos à cannabis na vida intrauterina apresentam melhor visão na infância.

Clique aqui para seguir se informando sobre os diversos benefícios medicinais da maconha.

*Fonte: McGill University

You may also like
Bebês expostos à maconha no ventre apresentam melhor visão

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.