CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Uso diário de maconha está associado a menor IMC

Uso diário de maconha está associado a menor IMC

Apesar da larica, os usuários regulares de maconha podem ser mais magros do que os caretas. 

Pelo menos é o que sugere um novo estudo publicado online pela revista The Journal of Mental Health Policy and Economics. Segundo os pesquisadores, as pessoas que consomem maconha diariamente possuem um índice de massa corporal (IMC) cerca de 3% abaixo do que aqueles que não usam a erva.

Realizada por uma equipe de cientistas da Universidade de Miami, a pesquisa foi feita com base na coleta de medidas corporais de mais de 13 mil adultos com idades de 18 a 26 anos. Seis anos depois, os participantes foram reavaliados.

Após analisar os fatores que podem afetar o peso das pessoas – incluindo dieta, exercícios e consumo de álcool – os pesquisadores descobriram os os IMC’s das mulheres maconheiras foram aproximadamente 3,1% menor do que o daquelas que não utilizaram cannabis no período. Já entre os homens maconheiros, o IMC foi em média 2,7% menor em relação aos não-maconheiros.

“Há uma crença popular de que as pessoas que usam maconha tem fome e, por isso, irão comer muito e aumentar de peso, mas descobrimos que não é necessariamente o caso”, afirmou Isabelle Beulaygue, uma das responsáveis pelo estudo, em entrevista ao site Live Science.

Vale ressaltar que o estudo não comprova que a cannabis causa perda de peso, mas estabelece uma imagem mais clara das relações entre o uso da erva e o IMC ao longo do tempo.

O que é IMC?

O índice de massa corporal (IMC) consiste numa medida internacional utilizada para avaliar se uma pessoa está no peso ideal. O cálculo é feito a partir do peso (em quilos) dividido pelo quadrado da altura (em metros). O IMC alto muitas vezes é indicativo de obesidade.

Vale lembrar que este não é o primeiro estudo que associa o uso de maconha à uma possível redução da obesidade. Clique aqui para saber mais.

You may also like
Cannabis e direção: estudo aponta mínimo impacto nas habilidades de condução
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Estudo investiga relação entre saúde mental e uso de cannabis em gestantes

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.