CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Califórnia legaliza maconha recreativa

Califórnia legaliza maconha recreativa


Primeiro estado norte-americano a legalizar a maconha medicinal, em 1996, agora a Califórnia também aprovou o uso recreativo da erva.

Com cerca de 56% dos votos, os eleitores californianos aprovaram a chamada Proposição 64, alvo de muita polêmica até mesmo entre os atuais hempreendedores do estado.

A nova lei entra em vigor imediatamente, permitindo que adultos acima de 21 anos possam usar, portar, transportar e comprar até uma onça (cerca de 28 gramas) de flores de maconha e até 8 gramas de concentrados.

Também será permitido o cultivo caseiro de até seis pés de maconha. A expectativa é que lojas focadas no uso recreativo da erva estejam funcionando a partir de 2018.

Mercado e polêmica

Embora estados como Colorado, Washington, Alasca, Oregon e o Distrito de Columbia já tenham regulamentado o mercado de cannabis recreativa – com excelentes impactos em suas respectivas economias – a nova lei da Califórnia pode ter um impacto muito mais expressivo.

Segundo a revista Business Insider, o mercado canábico da Califórnia pode movimentar cerca de US$ 4 bilhões até 2020.

Vale lembrar que a Proposição 64 foi alvo de diversas polêmicas até mesmo entre defensores da cannabis, incluindo alguns hempresários do setor, que temem aumento na taxação fiscal e possível concorrência desleal com grandes empresas.

Embora o resultado geral das eleições presidenciais dos Estados Unidos estivesse fadado à bizarrice, o fato é que a legalização da maconha foi o grande destaque do pleito.

*Foto: Haven Daley/Associated Press

 

You may also like
MedMen, o unicórnio canábico, abre portas na 5ª Avenida em Nova Iorque
Mercado canábico proporciona aumento de arrecadação nos EUA
Movimento pela liberação da maconha cresce no Chile
Legalização da maconha ganha apoio de políticos americanos

Leave a Reply