CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Califórnia legaliza maconha recreativa

Califórnia legaliza maconha recreativa

Primeiro estado norte-americano a legalizar a maconha medicinal, em 1996, agora a Califórnia também aprovou o uso recreativo da erva.

Com cerca de 56% dos votos, os eleitores californianos aprovaram a chamada Proposição 64, alvo de muita polêmica até mesmo entre os atuais hempreendedores do estado.

A nova lei entra em vigor imediatamente, permitindo que adultos acima de 21 anos possam usar, portar, transportar e comprar até uma onça (cerca de 28 gramas) de flores de maconha e até 8 gramas de concentrados.

Também será permitido o cultivo caseiro de até seis pés de maconha. A expectativa é que lojas focadas no uso recreativo da erva estejam funcionando a partir de 2018.

Mercado e polêmica

Embora estados como Colorado, Washington, Alasca, Oregon e o Distrito de Columbia já tenham regulamentado o mercado de cannabis recreativa – com excelentes impactos em suas respectivas economias – a nova lei da Califórnia pode ter um impacto muito mais expressivo.

Segundo a revista Business Insider, o mercado canábico da Califórnia pode movimentar cerca de US$ 4 bilhões até 2020.

Vale lembrar que a Proposição 64 foi alvo de diversas polêmicas até mesmo entre defensores da cannabis, incluindo alguns hempresários do setor, que temem aumento na taxação fiscal e possível concorrência desleal com grandes empresas.

Embora o resultado geral das eleições presidenciais dos Estados Unidos estivesse fadado à bizarrice, o fato é que a legalização da maconha foi o grande destaque do pleito.

*Foto: Haven Daley/Associated Press

 

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Ações de empresas canábicas têm melhor semana na bolsa desde 2020
Nova York é considerada a cidade que mais consome cannabis do mundo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.