CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Denver é a primeira cidade dos EUA a legalizar uso social de maconha

Denver é a primeira cidade dos EUA a legalizar uso social de maconha

Denver, no Colorado, se tornou a primeira cidade dos Estados Unidos a legalizar o uso social da maconha em estabelecimentos comerciais como bares, academias de ioga e galerias de arte.

A nova medida é parte de várias leis relacionadas com a maconha adotadas em nove estados após referendos realizados em 8 de novembro, mesmo dia da eleição presidencial.

Funcionários da prefeitura de Denver anunciaram na terça-feira, após a conclusão da apuração, que a “Iniciativa 300” recebeu votos suficientes para a aprovação.

A medida permite às empresas privadas da capital do estado do Colorado a criação de áreas nas quais os clientes podem entrar com a própria maconha e consumir o produto.

Os consumidores devem contar previamente com o apoio de um grupo empresarial local ou de bairro.

“Isto é absolutamente histórico”, afirmou Emmett Reistroffer, figura fundamental da medida e consultor para questões relacionada a maconha em Denver.

“Somos a primeira cidade nos Estados Unidos a regulamentar o consumo de maconha”, completou.

Restroffer explicou que a decisão está de acordo com outra aprovada pelo estado há quatro anos, que autoriza o uso recreativo de maconha pelos adultos.

“É uma continuidade do mesmo espírito de que os adultos devem ser capazes de consumir maconha e socializar com ela, como são capazes de fazer com o álcool”, destacou.

Estados Unidos da Maconha

Cada vez mais estados americanos se inclinam por legalizar o consumo de maconha com fins medicinais ou recreativos.

A Califórnia, estado com maior população do país, aprovou no dia 8 o uso recreativo da droga. Massachusetts adotou uma medida similar.

De acordo com profissionais da indústria, o mercado da maconha nos Estados Unidos pode movimentar até 23 bilhões de dólares em 2020, contra 5,7 bilhões em 2015.

Em Denver, a nova lei será implementada como parte de um programa piloto de quatro anos.

Oposição

Opositores da medida, como o governador de Colorado e ex-prefeito de Denver John Hickenlooper, alegam que a cidade vai estimular o consumo público da droga, em uma violação aos dispositivos em vigor no estado e a nível federal, o que “afetará a segurança pública”.

O Protect Denver’s Atmosphere, um grupo que também é contrário à medida, pediu às autoridades municipais que atuem com precaução ao conceder licenças às empresas.

“A iniciativa 300 permite o consumo simultâneo de maconha e álcool, o que pode levar a uma deterioração maior do que se consumissem de maneira separada”, afirmou Rachel O’Bryan, diretora de campanha do grupo.

*Fonte: AFP, via UOL

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Ações de empresas canábicas têm melhor semana na bolsa desde 2020
Nova York é considerada a cidade que mais consome cannabis do mundo

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.