CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Soninha Francine defende uso de maconha na reabilitação de dependentes de crack

Soninha Francine defende uso de maconha na reabilitação de dependentes de crack


Anunciada nesta quinta-feira (10/11) como secretária de Desenvolvimento Social da gestão do prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), a vereadora Soninha Francine afirmou ser favorável ao uso da maconha como forma de atenuar o sofrimento de usuários de crack em reabilitação.

— O que eu defendo, em redução de danos, e aí é super-heterodoxo, não deveria ser mas ainda é, é você usar canabinóides como forma de reduzir os efeitos, o sofrimento da abstinência de uso de crack. Tem pesquisas científicas em universidades federais, mas tem muita resistência — apontou Soninha.

Ela diz que pretende levar essa discussão ao prefeito e ao secretário de Saúde, Wilson Polara. Segundo a futura secretária municipal, não se trata de “fumar maconha para largar o crack”, mas um “modo de atenuar o sofrimento da abstinência”. Ela comparou o princípio ativo da planta à morfina.

— Alguém é contra o uso da morfina no tratamento de câncer — questionou?

“De Braços Abertos”

Ela também disse que o “De Braços Abertos”, programa da gestão do atual Fernando Haddad (PT) que oferece um quarto de hotel, três refeições diárias e trabalho de varrição de vias para usuários de crack, tem elementos positivos, mas não é uma política bem-sucedida. O programa foi atacado por Doria durante a campanha eleitoral.

— Alguns aspectos que tem que continuar, mas existem algumas especificidades que eu sou a favor de serem revistas — declarou.

Além de Soninha, Doria anunciou nesta quinta-feira mais sete secretários da sua nova gestão: Fábio Santos (Comunicação); Heloisa Proença (Desenvolvimento Urbano); Caio Megale (Fazenda); Julio Serson (Relações Internacionais); Sergio Avelleda (Transporte e Mobilidade); Wilson Poit (Desestatização e Parcerias) e Daniel Annemberg (Tecnologia e Inovação).

*Fonte: O Globo