CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Itália investe no cultivo industrial de maconha

Itália investe no cultivo industrial de maconha

Mesmo ainda distante de uma lei que legalize o uso recreativo da maconha, a Itália passou a investir pesado na produção de cannabis.

Depois de ter praticamente abandonado o cultivo da planta nos anos 1960, no início deste ano o país sancionou uma lei que incentiva o plantio para produção industrial.

O governo aposta nas múltiplas facetas da planta como matéria-prima no mercado de transformação para criar empregos e gerar renda. Tanto que, para isso, irá investir por ano até 700 mil euros (cerca de R$ 2,3 milhões) na ampliação das plantações e instalação de estruturas de transformação da cannabis.

“A estimativa é de que essas áreas se ampliem com a nova lei porque as possibilidades de mercado são realmente muito grandes. Mesmo antes desse incentivo, os plantios já vinham crescendo aqui na Itália. Nos últimos três anos, a expansão foi de cerca de 200%. Nosso país tem uma relação histórica com a cannabis e podemos nos transformar no maior produtor”, afirma Lorenzo Bazzana, responsável econômico da Coldiretti (Associação dos Produtores Agrícolas da Itália).

No começo do século passado, a Itália possuía cerca de 100 mil hectares cultivados com maconha. No final dos anos 1930, a península era a segunda maior produtora da planta, atrás somente da Rússia. Nos anos seguintes, porém, a cultura caiu em desgraça devido ao avanço comercial das fibras sintéticas e, sobretudo, à campanha internacional contra o uso de drogas.

Em 2000, chegaram a ser cultivados apenas 500 hectares de maconha. Atualmente, a Itália possui cerca de 3 mil hectares plantados com cannabis e as maiores culturas se concentram no sul – principalmente nas regiões da Puglia, Campânia, Sicília e Sardenha – e no norte, nas regiões do Vêneto e Piemonte. “Finalmente temos uma lei toda nossa. Desde 1997, respondíamos à legislação geral da União Europeia sobre o tema e não havia incentivos nacionais. Agora poderemos sistematizar nossa produção e organizar e ampliar o mercado”, afirma Rachele Invernizzi, representante italiana da EIAH (sigla inglesa para Associação Europeia de Maconha Industrial) e proprietária da South Hemp Tecno, única empresa de transformação da planta em biomassa atualmente em atividade na Itália.

Situada na província de Taranto, região da Puglia, no sul do país, a South Hemp é responsável pela transformação de cerca de 5 mil toneladas/ano da planta em palha e “canapulo” (madeira do caule). Os dois produtos, ricos em celulose e fibras, são utilizados como base para tecidos, papel, plástico, cordões, bio-filtros e artigos para construção civil (como tijolos) e indústria automobilística, e biocompostos para outras plantas.

Além desses setores, a nova lei pretende incentivar a utilização da maconha pelas indústrias de cosméticos, combustíveis e alimentar. “A semente da cannabis é fonte de vitaminas A e E e de ômega 3 e 6. É um alimento nobre. Ela produz uma farinha que pode ser usada para fazer macarrão, pão e vários outros produtos sem glúten. E essa é só a ponta do iceberg porque, se você centrifuga a semente, pode fazer o leite de cannabis, que não contém lactose; se espreme a semente, obtém o óleo, considerado um potente alimento, muito procurado em negócios de produtos naturais”, conta o engenheiro ambiental Marcello Calao, especialista na planta e membro da ABAP (Associação Biólogos Ambientais da Puglia).

Maconha antipoluição

Há dois anos, Calao faz parte de um projeto ligado a outro dos motivos que levou o governo italiano a sancionar a nova lei de incentivo à plantação de maconha: a capacidade da planta de contribuir para a melhoria da qualidade do solo.

Na mesma cidade de Taranto, a ABAP decidiu semear cannabis em um terreno de três hectares contaminado com dioxina, substância altamente tóxica e cancerígena. “Existia já uma pesquisa relacionada à capacidade da cannabis de limpar terrenos contaminados com metais pesados e Césio. Sendo composta a quase 70% de celulose, essa planta tem capacidade de fazer uma grande fotossíntese que permite uma enorme absorção de gás carbônico e purificação do solo. Se fala de uma nova fronteira no setor de fitoremédios”, avalia Calao.

Os resultados finais da pesquisa da ABAP ainda não foram divulgados, mas, segundo o engenheiro, a perspectiva é promissora. Para ele, a nova lei é também muito importante porque abre espaço para incentivos a estudos do gênero no país.

Para evitar que a produção seja desviada para fins ilícitos, a nova lei italiana determina ainda que Corpo Florestal e Polícia Judiciária efetuem o controle dos plantios. Os agricultores podem utilizar apenas sementes certificadas pelo governo Europeu e de três tipos de cannabis: sativa, indica e ruderalis. Além disso, o teor de THC (substância psicoativa da planta) não pode superar 0,6% no momento da colheita.

Além do uso industrial, desde o final do ano passado, a produção da planta para uso terapêutico é permitida no país. No entanto, ao contrário da industrial, ela é restrita. Apenas o Exército de Florença possui autorização para o plantio e a venda da erva para as farmácias nacionais.

Cannabis na Europa

De acordo com a EIAH entre os anos 2011 e 2015, a área cultivada com cannabis para fins industriais na União Europeia mais que triplicou, atingindo os 25 mil hectares cultivados de hoje. Os maiores produtores são França e Holanda, com mais da metade da área semeada na UE.

Atualmente, as principais aplicações para a fibra extraída da cannabis são a fabricação de velas para embarcações, sacos, cordas, lonas e tecidos vários.

Também é expressiva a utilização das sementes, flores e folhas no setor alimentar. Em três anos, a produção de sementes para este fim aumentou 92% e a de flores e folhas, 3000%.

Já a utilização da maconha para produção de energia limpa representa 15% da produção total, com cerca de 13 mil toneladas de maconha em pó destinadas a esse fim.

*Fonte: Uol

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Engenheiro de MG planta cannabis para desenvolver tecido de maconha
Clubes canábicos de Barcelona correm risco de fechar após revés judicial
Colômbia autoriza uso industrial da maconha e sua exportação com fins terapêuticos

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.