CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > MEDICINAL > Cannabis reduz a frequência das crises de enxaqueca

Cannabis reduz a frequência das crises de enxaqueca


Uma das plantas medicinais mais versáteis do planeta, a maconha também é uma boa alternativa para prevenir as incapacitantes crises de enxaqueca.

Pelo menos é o que confirmam os dados clínicos apresentados por cientistas italianos durante o 3º Congresso da Academia Europeia de Neurologia, que aconteceu entre 24 a 27 de junho em Amsterdã.

Segundo o estudo, a administração diária prolongada de canabinoides está associada a uma redução na freqüência das crises de enxaqueca.

A pesquisa levou em conta a eficácia da administração oral de canabinoides em comparação com a amitriptilina – um antidepressivo comumente prescrito para tratamento da enxaqueca. Ao todo, 79 pacientes com enxaqueca crônica foram avaliados por um período de três meses.

Os participantes tratados diariamente com uma dose de 200 mg de uma combinação de THC e CBD obtiveram uma redução de 40% na freqüência das crises de enxaqueca – resultado semelhante à eficácia da terapia com amitriptilina.

A terapia com cannabis também reduziu significativamente a dor aguda da enxaqueca, mas apenas quando ingeridas em doses acima de 100 mg.

Por sua vez, a administração oral de canabinoides orais foi menos eficaz entre os pacientes que sofrem da forma mais severa da doença, as chamadas “cefaleias em salvas” (ou “cluster headaches”).

Os resultados do estudo apontam que os canabinoides são “uma alternativa aos tratamentos estabelecidos na prevenção da enxaqueca”.

Evidências anteriores

Embora reveladora, a pesquisa italiana não é inédita, pois o tema maconha X enxaqueca já possui algumas referências científicas consolidadas.

No ano passado, uma outra pesquisa publicada na revista Pharmacotherapy também associou o consumo da erva com a diminuição significativa da frequência das dores de cabeça.

Em 2014, um estudo científico – dessa vez realizado com ratos – associou o “efeito analgésico significativo” da cannabis com a redução da enxaqueca.

Para quem deseja saber qual tipo de cannabis é mais indicado para tratamento da doença, aqui estão cinco sugestões infalíveis.

****MARYJUANA COFFEE: EXPERIMENTE AGORA A PRIMEIRA LINHA DE CAFÉS ESPECIAIS DO PLANETA DESTINADA À HARMONIZAÇÃO COM CANNABIS****