CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Alerta: bong sujo pode causar pneumonia necrosante

Alerta: bong sujo pode causar pneumonia necrosante

Atenção admiradores de bongs: um grave caso de pneumonia necrosante relatado recentemente no periódico científico Respirology Case Reports ressalta a importância de se manter o bong limpo!

Um jovem de 23 anos, cujo nome não foi divulgado, começou a apresentar febre, hemoptise (tosse com sangue) e falta de ar. O diagnóstico: um caso grave e raro de pneumonia necrosante.

O jovem relatou fumar maconha diariamente por quatro anos através de um “bong”, um tipo de cachimbo que utiliza água para resfriar e purificar a fumaça antes de ser inalada. Os médicos pediram que o bong fosse levado ao hospital para ser analisado.

O bong estava muito sujo. A superfície interna do dispositivo estava coberta por uma crosta marrom e a água completamente turva. A água do bong foi analisada e descobriram que estava contaminada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Esta bactéria é geralmente encontrada no solo, mas é capaz de sobreviver no corpo humano, infectando, por exemplo, o sistema respiratório, urinário e queimaduras. Além disso, a P. aeruginosa possui resistência natural a um grande número de antibióticos, o que a torna uma importante causa de infecções hospitalares.

(Esq.) Bong utilizado pelo jovem de 23 anos que desenvolveu pneumonia necrosante causada por P. aeruginosa. (Dir.) P. aeruginosa visualizada em microscópio eletrônico.

É possível que a bactéria tenha contaminado o bong a partir de alguma amostra de maconha de má qualidade e a falta de limpeza do dispositivo tenha propiciado sua proliferação.

O jovem passou por um extenso tratamento com antibióticos e sobreviveu. Porém, ficou com sequelas permanentes na função respiratória.

*Por Lia Esumi: Bióloga, Ms e PhD em Psicobiologia e colaboradora do Maryjuana

You may also like
Bong: o que é e como bongar (guia completo!)
Quadrinhos Canábicos #97: Bong & Beise
Estudo: toxinas na fumaça da maconha podem ser prejudiciais à saúde
Estudo: uso de maconha não aumenta o risco de pneumonia

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.