CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > SOCIEDADE > Uso de maconha não afeta a motivação de adolescentes

Uso de maconha não afeta a motivação de adolescentes

Tão propagada por proibicionistas de todas as partes do globo, a teoria da “síndrome amotivacional” associada ao uso de maconha é apenas mais uma das muitas mentiras sobre a erva contadas por aí.

Pelo menos é o que aponta um novo estudo publicado pela revista Substance Use & Misuse. Conduzida por pesquisadores da Universidade Internacional da Flórida, a pesquisa concluiu que o uso de maconha – mesmo que regular – não reduz a motivação de adolescentes.

Durante o estudo, os pesquisadores examinaram 79 jovens de 14 a 18 anos, que foram “classificados como usuários regulares de cannabis (36) ou usuários esporádicos (43)”.

A frequência e as quantidades de erva foram analisadas durante a vida dos participantes e, com mais ênfase, nos 30 dias anteriores aos testes, feitos com base em escalas de avaliação de apatia, motivação e engajamento.

Os resultados apontaram “nenhuma diferença significativa entre usuários regulares e esporádicos em qualquer índice de motivação”.

Ou seja: se você é jovem e preguiçoso, a culpa – definitivamente! – não é da maconha!

O mito da “síndrome amotivacional” 

Mas, afinal de contas, o que vem a ser a chamada “síndrome amotivacional” – e por que estudos como este apresentado aqui são tão importantes para a legalização da cannabis?

A chamada “síndrome amotivacional” é um distúrbio associado ao consumo de crônico de cannabis, segundo descreve a Wikipédia e outros best-sellers do Google.

Descrita em tom de doença, a síndrome produz passividade, apatia, conformismo, isolamento, introversão, perda dos ideais e ambições pessoais, entre outras bad trips existenciais diversas.

Nas mãos & falas de proibicionistas, o distúrbio transformou-se num tenebroso e dramático clichê utilizado erroneamente – como comprova o estudo acima – para confundir e amedrontar os usuários de cannabis.

Em nome da mais do que urgente legalização da cannabis no Brasil & no mundo, é preciso derrubar mitos como o da síndrome amotivacional de uma vez por todas.

Clique aqui para saber mais sobre o uso de maconha na adolescência.

Foto: Getty Images

You may also like
Estudo: uso de maconha pode afetar capacidade de pensar e planejar
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA
Brasil tem sua primeira empresa de inovação em medicina psicodélica
Uso de maconha na adolescência está associado à queda no QI

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.