CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > MEDICINAL > Estudo comprova eficácia da maconha no tratamento da fibromialgia

Estudo comprova eficácia da maconha no tratamento da fibromialgia


Conhecida por seus efeitos analgésicos, a maconha é uma boa opção para tratar a fibromialgia.

Pelo menos é o que afirma um novo estudo publicado pelo Journal of Clinical Rheumatology. Conduzida por uma equipe de pesquisadores de Israel, a pesquisa ressalta que a cannabis apresentou “efeito favorável significativo” no tratamento da fibromialgia entre todos os participantes.

“A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica, caracterizada por dores musculoesqueléticas, fadiga e distúrbios do humor”, explica o resumo o resumo do estudo, enfatizando que “não há quase nenhum dado sobre o efeito do tratamento com cannabis em pacientes com a doença”.

O estudo foi feito a partir dos dados registrados em dois hospitais israelenses, considerando os históricos de portadores de fibromialgia tratados com maconha.

Após a obtenção do consentimento dos participantes, foram definidos e documentados parâmetros demográficos, clínicos e laboratoriais. Todos os pacientes também preencheram um questionário que visava avaliar a evolução das dores no período anterior e posterior ao tratamento com a erva.

Ao todo, trinta pacientes foram identificados, sendo que 26 deles foram incluídos no estudo. Destes, 19 pacientes  eram do sexo feminino. A idade média do grupo de estudo foi de 37,8 ± 7,6 anos.

Já a dosagem média de maconha utilizada pelos pacientes foi 26 ± 8,3 g por mês e a duração média do uso foi de 10,4 ± 11,3 meses.

Após o início do tratamento com maconha medicinal “todos os pacientes relataram melhora significativa em cada parâmetro do questionário e 13 pacientes (50%) deixaram de tomar outros medicamentos para fibromialgia”, relata o estudo. Apenas oito pacientes (30%) experimentaram”efeitos adversos muito leves”.

“O tratamento médico da fibromialgia com cannabis teve um efeito favorável significativo em pacientes, com poucos efeitos adversos”, concluem os pesquisadores.

Clique aqui para saber mais sobre o uso da maconha em casos de fibromialgia.

You may also like
THC pode combater perda de peso em pacientes com AIDS
A maconha no contexto dos cuidados paliativos
Zimbábue legaliza produção de maconha com fins medicinais
CBDV pode ter papel crucial para o efeito anticonvulsivo da maconha

Leave a Reply