CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Estudo comprova eficácia da maconha no tratamento da fibromialgia

Estudo comprova eficácia da maconha no tratamento da fibromialgia

Conhecida por seus efeitos analgésicos, a maconha é uma boa opção para tratar a fibromialgia.

Pelo menos é o que afirma um novo estudo publicado pelo Journal of Clinical Rheumatology. Conduzida por uma equipe de pesquisadores de Israel, a pesquisa ressalta que a cannabis apresentou “efeito favorável significativo” no tratamento da fibromialgia entre todos os participantes.

“A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica, caracterizada por dores musculoesqueléticas, fadiga e distúrbios do humor”, explica o resumo o resumo do estudo, enfatizando que “não há quase nenhum dado sobre o efeito do tratamento com cannabis em pacientes com a doença”.

O estudo foi feito a partir dos dados registrados em dois hospitais israelenses, considerando os históricos de portadores de fibromialgia tratados com maconha.

Após a obtenção do consentimento dos participantes, foram definidos e documentados parâmetros demográficos, clínicos e laboratoriais. Todos os pacientes também preencheram um questionário que visava avaliar a evolução das dores no período anterior e posterior ao tratamento com a erva.

Ao todo, trinta pacientes foram identificados, sendo que 26 deles foram incluídos no estudo. Destes, 19 pacientes  eram do sexo feminino. A idade média do grupo de estudo foi de 37,8 ± 7,6 anos.

Já a dosagem média de maconha utilizada pelos pacientes foi 26 ± 8,3 g por mês e a duração média do uso foi de 10,4 ± 11,3 meses.

Após o início do tratamento com maconha medicinal “todos os pacientes relataram melhora significativa em cada parâmetro do questionário e 13 pacientes (50%) deixaram de tomar outros medicamentos para fibromialgia”, relata o estudo. Apenas oito pacientes (30%) experimentaram”efeitos adversos muito leves”.

“O tratamento médico da fibromialgia com cannabis teve um efeito favorável significativo em pacientes, com poucos efeitos adversos”, concluem os pesquisadores.

Clique aqui para saber mais sobre o uso da maconha em casos de fibromialgia.

You may also like
Cannabis e direção: estudo aponta mínimo impacto nas habilidades de condução
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo

2 Responses

  1. Ben Hur Nascimento

    Só é uma pena que não tem link para os citados estudos, tirando toda a validade do post.

    1. Prezado,

      Informamos que os links estão sempre nos posts, em destaque, o que tira toda a validade do seu comentário. Obrigada!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.