CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Chile comercializa seu primeiro medicamento à base de maconha

Chile comercializa seu primeiro medicamento à base de maconha

O Cannabiol, o primeiro fitofármaco elaborado no Chile à base de maconha para o tratamento de dores crônicas causadas por doenças oncológicas e neurológicas, começou a ser comercializado nesta terça-feira em uma farmácia municipal do norte de Santiago.

Em um ato simbólico na comuna de Quilicura foram entregues gratuitamente unidades de Cannabiol a três pacientes com dores crônicas, os primeiros a receber este produto elaborado por Knop, um laboratório chileno dedicado à medicina homeopática e fitoterápica.

O medicamento é o primeiro a base de maconha a ser elaborado no Chile e sua comercialização foi precedida apenas por fitofármacos estrangeiros. Em 2016, passou a ser permitida a venda regular do Sativex, um fármaco também elaborado com Cannabis.

O Cannabiol foi produzido graças a um projeto da Fundação Daya – que defende o uso medicinal e recreativo da maconha – e 15 municípios chilenos que conseguiram uma autorização especial do Instituto de Saúde Pública (ISP).

Ao menos 2.500 pacientes dos municípios participantes do projeto poderão ter acesso a este fitofármaco, enquanto outras 200 pessoas se inscreveram para adquiri-lo após obterem uma autorização do ISP. O medicamento deve ser receitado por um médico.

Seu preço chega a 75 dólares e poderá ser adquirido em farmácias. O ISP autorizou a venda de 3.600 unidades deste produto de solução oleosa, consumido em gotas e cujo frasco tem 30 ml.

A maconha utilizada foi obtida de 6.400 pés da plantação “Tierra Santa”, na localidade de Quinamávida (350 km ao sul de Santiago), propriedade da fundação Daya.

No Chile, embora o consumo privado seja permitido, a venda de maconha é penalizada. O Congresso chileno debate um projeto de lei que regule o uso e cultivo pessoal de maconha.

*Fonte: AFP

You may also like
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.