CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Após vexame nas redes sociais, página do Senado apaga fake news sobre maconha

Após vexame nas redes sociais, página do Senado apaga fake news sobre maconha

Enquanto o mundo todo tenta combater as fake news (notícias falsas), no Brasil é o próprio Senado Federal que dá vexame ao fazer postagem mentirosa sobre maconha. 

Divulgada no Facebook do Senado na última semana, a peça publicitária mentirosa fazia parte da campanha da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, com o objetivo de alertar (ou desinformar) a população sobre o uso de determinadas substâncias.

A imagem em questão – que nos recusamos a reproduzir na íntegra por aqui – criticava o uso da cannabis partindo de falácias absurdas, incluindo a de que a planta é capaz de causar morte imediata. Sendo que nunca, em lugar algum do mundo, foi registrada uma única morte atribuída ao uso da erva.

Após uma enxurrada de críticas, o Senado divulgou em sua página no Facebook, na tarde de segunda-feira (25/6), a nota de esclarecimento a seguir, informando que apagou a postagem. Além disso, a equipe de comunicação do Senado também admitiu que as mentiras sobre a cannabis foram extraídas de estudos da Polícia Federal.

A PF, no entanto, não se manifestou sobre a origem dos dados, tampouco o Senado pediu desculpas pelo vexame.

O mais lamentável é saber que a equipe de comunicação do Senado Federal – que é remunerada com alguns dos salários mais exorbitantes da categoria, diga-se de passagem – sequer se deu ao trabalho de fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema antes de lançar tamanha fake news. Mera irresponsabilidade de amadores ou puro mau-caratismo a favor da guerra às drogas?

You may also like
Estudo: uso de maconha pode afetar capacidade de pensar e planejar
Uso de maconha aumenta risco de câncer no testículo
Osmar Terra cita informações falsas ao discutir legalização da maconha
Assine já: Ideia Legislativa propõe descriminalização do comércio de sementes de maconha no Brasil

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.