CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > VAPER > SAÚDE & BEM-ESTAR > Guia de Terpenos #6: Beta-cariofileno

Guia de Terpenos #6: Beta-cariofileno

De volta com o “Guia de Terpenos Maryjuana”, nesta semana destacamos o beta-cariofileno, mais um composto aromático encontrado com frequência na maconha. 

Presente em diversas plantas na natureza, este terpeno também é abundante em muitas genéticas de maconha, conforme veremos abaixo.

Para quem ainda não sabe o que são terpenos, chega mais que te explicamos tudo!

Beta-cariofileno: um ansiolítico natural

Estrutura química do beta-cariofileno: C15H24

Responsável pelo aroma picante da pimenta-do-reino, o beta-cariofileno é encontrado em inúmeras outras espécies de plantas, incluindo lúpulo, alecrim, orégano e cravo-da-índia.

Com uma série de benefícios à saúde, este terpeno tem sido alvo de estudos científicos devido à sua ação ansiolítica e anti-inflamatória.

Classificado como um sesquiterpeno bicíclico natural, quando presente na cannabis o beta-cariofileno atua em sinergia com os fitocanabinoides – a exemplo do tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD) – influenciando diretamente nos efeitos da erva em seu organismo (o chamado “efeito comitiva”).

Vale sempre lembrar que a maconha produz este terpeno – e todos os demais – como parte de suas defesas naturais contra pragas e predadores.

Sabor e aroma

Alecrim é outra planta que possui beta-cariofileno

Bastante complexo e marcante, o aroma deste terpeno possui notas secas, picantes e amadeiradas.

De modo geral, as strains ricas em beta-cariofileno se caracterizam por possuírem estas mesmas nuances aromáticas, variando conforme a disponibilidade de outros compostos aromáticos particulares a cada genética.

Efeitos medicinais

Estudo apontam que o beta-cariofileno possui efeitos cannabimiméticos, desempenhando no organismo funções semelhantes a de canabinoides como o canabidiol (CBD). Isso quer dizer que o terpeno é capaz de se ligar a receptores CB2, interagindo com o sistema endocanabinoide.

O composto aromático também possui comprovada ação anti-inflamatória, sendo capaz de combater até mesmo a infecção generalizada – ou sepse.

Além disso, este terpeno pode ajudar ainda no combate às desagradáveis bad trips causadas pelo consumo excessivo de cannabis.

Confira todos os seus benefícios à saúde:

  • Antitumoral
  • Antifúngico
  • Antisséptico
  • Relaxante muscular
  • Anti-inflamatório

Strains ricas em beta-cariofileno

OG Kush é uma das diversas strains ricas em beta-cariofileno

Antes de mais nada, saiba que o aroma das genéticas de cannabis é único, variando de acordo com uma série de fatores, incluindo técnicas de cultivo, tempo de floração, secagem e cura. Sendo assim, plantas de uma mesma linhagem podem apresentar notas aromáticas distintas dependendo de como e onde foram plantadas e processadas.

Em todo caso, este terpeno é facilmente encontrado em strains como OG Kush, Chemdawg, Bubba Kush e Death Star, só para citar algumas genéticas consagradas e mais estabilizadas.

Temperatura

Para desfrutar ao máximo dos terpenos da cannabis, é preciso ficar de olho na temperatura.

Não por acaso, métodos de consumo que envolvam combustão (como o bom e velho baseado) não são indicados para quem deseja degustar a totalidade desses compostos extremamente voláteis.

Por esse motivo, a vaporização é uma das maneiras mais eficientes para o consumo de terpenos. Dê preferência aos vaporizadores de ervas com regulagem de temperatura.

Vale ressaltar que diferentes canabinoides e terpenos vaporizam a diferentes temperaturas. Além disso, variações no teor de umidade ou na textura da trituração também podem afetar a vaporização das flores.

O ponto de ebulição do beta-cariofileno ocorre em 254°C/ 177°F. ‎

*Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.

Vaporizar garante aproveitamento total dos terpenos

Desfrute de todo o aroma das flores com os melhores vapes do mercado! 

VAPORIZE JÁ

 

You may also like
Guia definitivo para escolher o vaporizador de ervas certo para você
4 maneiras de brisar com as Flavor Balls
Mais sabor no seu baseado: conheça as cápsulas de terpenos da Yellow Finger
Baixe agora: RODA DE SABORES DA CANNABIS

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.