CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ENTRETENIMENTO > HUMOR > Gafes canábicas (ou Pequeno Manual MaryJuana de Etiqueta Canábica)

Gafes canábicas (ou Pequeno Manual MaryJuana de Etiqueta Canábica)

Que não se enganem os incautos canabistas: fumar um vai muito além da ladainha do “acende, puxa, prende & passa”. Entre um pega e outro, ao apertar & acender, há todo um ritual que se desenvolve durante o consumo da erva.

Embora sejam informais e descontraídas, as populares “rodas” seguem regras sutis com o objetivo de organizar e otimizar o momento sagrado de fazer a cabeça em grupo.

Para ajudá-lo a não vacilar, segue abaixo a relação das oito gafes canábicas mais comuns e irritantes de todos os tempos. Fique atento a este singelo manual de etiqueta 420 para não pagar mico na próxima vez que fumar um com os amigos.

1) Boca de jacaré

boca

Para quem ainda não sabe, o popular “jacaré” consiste na queima irregular do baseado, o que pode ocorrer por diversos motivos, sendo o principal deles a má trituração da erva – portanto, redobre a atenção na hora de dichavar. Outro momento oportuno para a formação dos “jacarés” ocorre ao acender o beque. É preciso manejar o isqueiro com destreza, aproximando-o do cigarro com a precisão necessária para que a brasa queime de modo uniforme. Controle ainda a empolgação: tragadas muito intensas, abruptas ou profundas também podem desencadear o trágico fenômeno.

* Como lidar: se jacarezou, a melhor opção é queimar a parte que está “sobrando” para uniformizar a superfície da brasa. Posicione a brasa para baixo e vá tragando suavemente ou, se preferir, queime o que está sobrando com o isqueiro até igualar novamente.

2) Babar no baseado

babar

 

Que atire a primeira pedra de prensado quem nunca babou ou ficou com nojinho ao pegar um baseado babado na roda. A mais nojenta das gafes canábicas é também uma das mais comuns. No entanto, não há nenhuma evidência científica de que a maconha cause aumento da salivação – pelo contrário, afirma-se um dos efeitos colaterais da erva é justamente a inibição da produção de saliva, ocasionando a fatídica sensação de “boca seca” que todo canabista conhece muito bem. Ou seja: babar é imperdoável!

* Como lidar: se um baseado babado cair na sua mão, só lhe restam duas opções: passar para a frente ou fumá-lo segurando-o firmemente, de forma que a boca não toque a seda babada, mas sim seus próprios dedos.

3) Microfone

microfone

Poucos maconheiros são tão chatos quanto aqueles que se “apropriam” do baseado e ficam viajando com o beque na mão, fumando praticamente sozinhos e alheios ao flow da roda. Geralmente são os mesmos que falam sem parar e, por este motivo, a gafe é chamada de “microfone”. Mas há também quem prefira definir esses chatos como “delegados”, pois cabe a eles “soltar o preso” fumegante em questão. Embora não haja um limite mínimo ou máximo de pegas a serem dados por rodada, é de bom-tom ser ágil na tragada, especialmente em rodas muito grandes ou quando o fumo não é seu.

* Como lidar: Só tem um jeito de lidar com pessoas que insistem em transformar o beque em microfone: chamando na chincha e alertando-as sobre o fato de que todos estão ali para fumar – e não apenas conversar.

4) Passar o beque apagado

bequeapagado

Ok, apagar o baseado é algo que acontece comumente, especialmente com fumos muito frescos ou haxixe. Mas então faça o favor de acendê-lo novamente antes de passar. Pior ainda nos casos em que a pessoa deixa a brasa apagar por puro vacilo ou falta de noção na hora de bater a cinza. Seja como for, a regra é clara: passe apenas o cigarro que estiver aceso.

* Como lidar: Apagou, acendeu, passou.

5) Roubar o isqueiro

isqueiro

Às vezes acontece por distração; outras, por pura bandidagem. Mas o fato é que roubar o isqueiro é algo muito comum – e inconveniente – para qualquer maconheiro em qualquer parte do mundo. Até por que, muito em breve, o acessório será invariavelmente requisitado para acender a ponta ou um novo beque – e daí sempre rola aquela agonia em busca do fogo perdido. Desnecessário.

* Como lidar: Cuide bem dos seus isqueiros: em casa, há até quem opte por utilizar “cordinhas” para fixá-los. Se o ladrão costuma ser você, resista aos impulsos cleptomaníacos e evite segurar por muito tempo um isqueiro de terceiros.

6) Travar a ponta

travar

O contexto aqui geralmente é o seguinte: tudo está correndo bem quando, de repente, o baseado chega na ponta (ou nem isso) e simplesmente desaparece. Mais conhecido como “sapo na banca”, o maconheiro que tem por hábito apropriar-se da bagana é, certamente, um dos mais abominados nas rodas de todo o mundo. Falta de noção ou completa ausência de educação estão entre as razões desta que é a mais mesquinha & constrangedora gafe canábica.

* Como lidar: se a preza for sua, peça a ponta de volta com a mesma cara de pau de quem a roubou. Agora, se quem costuma filar a bagana é você, crie vergonha na cara e adquira – ou, de preferência, cultive – sua própria erva, pois poucas coisas queimam tanto o filme perante a roda do que ser o “sapo na banca”.

7) Falar mal do fumo alheio

critico

É aquela velha história: cavalo dado não se olha os dentes. Então, se te convidarem pra fumar um, jamais reclame ou faça qualquer observação negativa sobre a qualidade do fumo alheio – especialmente se você não tiver um melhor pra apertar na sequência. Nada é mais desagradável do que um legítimo “aba” com instinto de crítico canábico.

* Como lidar: bom senso não se ensina, não se exige e não se cobra. Portanto, simplesmente ignore os reclamões e exclua-os das próximas rodadas. Também pode ser divertido desafiá-los a apresentar uma maconha de qualidade superior, no velho esquema: “deixa eu ver então o que você trouxe pra gente”.

8 ) Utilizar sedas improvisadas de papel de pão ou guardanapo

 

sedasimprovi

Não tem desculpa: é atestado de amadorismo insistir em apertar um baseado em papel de pão, guardanapo ou Colomy – ainda mais em tempos em que é possível descolar uma seda de qualidade em quase qualquer esquina. Salvo em último caso, como o fim do mundo, não vale a pena desperdiçar uma boa erva tostando-a em papéis repletos de compostos de petróleo e resquícios de pólvora. Seu paladar e sua saúde agradecem!

* Como lidar: mantenha o estoque de seda sempre abastecido e deixe algumas guardadas no fundo da carteira ou do bolso para casos de emergência. Ou então conforme-se e segure a onda até chegar à seda/bong/pipe mais próximos.

(Texto originalmente publicado na revista semSemente #4. As ilustrações são do genial Pablo Carranza)

You may also like
Guia prático para curtir o Dia da Maconha – ed. 2021
Quadrinhos Canábicos #96: Uma Planta Proibida…
Quadrinhos Canábicos #94 – Propaganda de maconha
Quadrinhos Canábicos #93: Beto e Dé em quarentena

48 Responses

  1. jhonatan

    O mais chato é o microfone, também conhecido como o famoso Lua de mel. kkkkkkkk
    Já mando um “solta o refém! ” ASHAUSHASUHASUHASUS

  2. Jhonny Berlota

    Poderia ter incluído tbm o pavoroso “Eduard Mãos de tesoura”, sempre que o baseado passa por ele na roda volta com alguma avaria, desde aberto ou até mesmo todo arrebentado.

    1. uhauhauhauhauhauhauhauhauh, sensacional, Jhonny, ótima ideia, acho que vou revisar essa post em breve! Adorei o nome “Mãos de tesoura” hauauhahuauhuhauha 😀 bjo!!

  3. André

    Na gafe 3, é o famoso maradona, que não passa a bola, as vezes romario. “O romario, passa a bola ai peixe”

  4. André

    Na gafe 3, é o famoso maradona, que não passa a bola, as vezes romario. “O romario, passa a bola ai peixe”

  5. O Que eu mais odeio são os “sapos da banca”, convido pra fumar e ainda tem a cara de pau de “sumir” com a bagana..

    1. uhauhauhauha os mais desagradáveis mesmo, concordo! Eu mesmo conheço alguns – que, sinceramente, nem chamo mais pra roda! 😛 Bjo!!!

  6. O Que eu mais odeio são os “sapos da banca”, convido pra fumar e ainda tem a cara de pau de “sumir” com a bagana..

  7. Pra arrumar o jacaré, só passar a goma em volta da brasa !
    E se vier babado, seca com o isqueiro porra ! kk
    E não é todo dia que você tem 5 pra seda, ou é erva ou é seda !
    Seda Pão e Pure Lanche forever kkkkkk

  8. Bruno

    Parabéns pelo Post!!!
    Perfeito para todo apreciador de Cannabis.

  9. Bruno

    Parabéns pelo Post!!!
    Perfeito para todo apreciador de Cannabis.

  10. Oi, Alexandre!!!
    Então, gosto muito da Raw! Em breve vai sair um post aqui sobre isso, já estava pensando em fazer e agora com tua dica vou me empenhar em analisar A Leda tb 😉

    Bjão e fique de olho que em breve sai esse post! 🙂

    1. denilson

      a Leda é ótima de queimar, bem fácil de apertar e de acender, apagar, acender de novo. Principalmente a de tamanho maior. Fica a opinião.

  11. UHAUHAUHAUHAUH excelente observação, essa tb clássicas…atualizada pro Neymar então, super up-to-date! UHAUHAUHAUH bjos, muchachos!

  12. denis

    post relaxante como um beque… abraços a todos!

  13. denis

    post relaxante como um beque… abraços a todos!

  14. Quando estou sem seda vai até folha da bíblia que minha professora de português me deu, porque eu estava estudando ocultismo na sala

    1. uhauhauhauh papel de Bíblia é outro clássico, as beatas caretas piiiiiiiiiiram! 😀 Catch a fire, Mike! 😉 Bjão!

  15. Quando estou sem seda vai até folha da bíblia que minha professora de português me deu, porque eu estava estudando ocultismo na sala

    1. uhauhauhauh papel de Bíblia é outro clássico, as beatas caretas piiiiiiiiiiram! 😀 Catch a fire, Mike! 😉 Bjão!

      1. weber

        ahahahah… na minha época de adolescente o livrinho era de praxe … num deles fumamos todo o apocalipse e salmos… rs.. parece que fazia mais a cabeça… kkkkk

  16. Erico Pessoa

    Aqui na área, quem passa o beck apagado é conhecido como boca de geladeira.

    1. UHAUHAUHAUHAUH Rolei de rir com essa, Erico, não conhecia! 😀 Bjão pra galera toda aê da área! Keep smoking! 😉

  17. Erico Pessoa

    Aqui na área, quem passa o beck apagado é conhecido como boca de geladeira.

    1. UHAUHAUHAUHAUH Rolei de rir com essa, Erico, não conhecia! 😀 Bjão pra galera toda aê da área! Keep smoking! 😉

  18. Alexandre

    Mary, explica pra gente qual a melhor seda atualmente? E pq a maioria da galera prefere a smoking do que a “leda” … eu me amarro nessa ultima, mas não virou e tenho amigos que não curtem usar leda. E você? Qual a sua preferida?

    1. Oi, Alexandre!!!
      Então, gosto muito da Raw! Em breve vai sair um post aqui sobre isso, já estava pensando em fazer e agora com tua dica vou me empenhar em analisar A Leda tb 😉

      Bjão e fique de olho que em breve sai esse post! 🙂

      1. denilson

        a Leda é ótima de queimar, bem fácil de apertar e de acender, apagar, acender de novo. Principalmente a de tamanho maior. Fica a opinião.

  19. Roberto Masaranha

    O microfone é também o famoso: “Passa a bola, Romário!”

    1. denis

      vamos atualizar pra “passa a bola, neymar!” rsrs

      1. UHAUHAUHAUHAUH excelente observação, essa tb clássicas…atualizada pro Neymar então, super up-to-date! UHAUHAUHAUH bjos, muchachos!

      2. weber

        passa a bola mão de cola !!

  20. Roberto Masaranha

    O microfone é também o famoso: “Passa a bola, Romário!”

  21. UHHAUHUAHUAHUAUH genial, Francisco!!! Excelente observação, muchacho! 😉 Bjão e chega mais sempre que a casa é nossa! 😀

  22. Francisco Pereira

    Uma ideia p não babar o beque: sempre mantenha os labios secos ao fumar e na hora de puxar, encolha os labios pra dentro da boca deixando, como se fosse assoviar a parte mais seca p tocar o beque e recue bem a língua, pronto, nunca babarás o beque novamente.

    1. UHHAUHUAHUAHUAUH genial, Francisco!!! Excelente observação, muchacho! 😉 Bjão e chega mais sempre que a casa é nossa! 😀

  23. Sergio Robaina

    USAHDUSAHSADUAUSAU mt bom o post, parabéns! Blogueira, vc tem facebook pessoal?

    1. Uhahuauhauha valeu demais, Sergio! Me manda uma msg atraves da página do blog no Facebook, por favor 😉 bjosss

  24. Sergio Robaina

    USAHDUSAHSADUAUSAU mt bom o post, parabéns! Blogueira, vc tem facebook pessoal?

    1. Uhahuauhauha valeu demais, Sergio! Me manda uma msg atraves da página do blog no Facebook, por favor 😉 bjosss

  25. João

    OWW meu. não fala assim do papel de pão kkkkkkkkkk
    Fumo a mais de dez anos e até hoje volta e meia uso o papel de pão, e uso sem o menor receio.
    Muito bom esse post
    🙂

    1. UHAUHAUHAUHAUH, pode crer, João!!! Con ctz, o bom & velho papel de pão tem seu valor! 😀 Bjão e obrigada!! Volte sempre, a casa é sua! 😀

  26. João

    OWW meu. não fala assim do papel de pão kkkkkkkkkk
    Fumo a mais de dez anos e até hoje volta e meia uso o papel de pão, e uso sem o menor receio.
    Muito bom esse post
    🙂

    1. UHAUHAUHAUHAUH, pode crer, João!!! Con ctz, o bom & velho papel de pão tem seu valor! 😀 Bjão e obrigada!! Volte sempre, a casa é sua! 😀

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.