CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > VAPER > CULT > 10 plantas medicinais para vaporizar (além da maconha)

10 plantas medicinais para vaporizar (além da maconha)

Engana-se quem pensa que os vaporizadores servem apenas para o consumo de cannabis. A seguir, conheça 10 plantas medicinais que podem ser vaporizadas.

Muito além da maconha, os vaporizadores de ervas também permitem consumir uma grande variedade de plantas, seja com fins medicinais, para driblar a seca ou por pura diversão.

Também é possível criar blends de ervas, misturando várias delas, assim como mesclá-las à cannabis, obtendo novos sabores e ainda mais efeitos medicinais.

E o melhor de tudo é que as ervas a seguir (ao contrário da maconha, infelizmente!) são legalizadas e estão disponíveis em qualquer canteiro, feira ou supermercado mais próximo.

Princípios da aromaterapia

A vaporização de plantas medicinais segue os preceitos da aromaterapia, permitindo desfrutar dos óleos essenciais encontrados na natureza, sem desperdiçar nenhum terpeno.

O objetivo é melhorar o bem-estar físico e psicológico de forma geral, sendo que os benefícios específicos variam conforme os princípios ativos das plantas utilizadas.

Confira abaixo as 10 plantas medicinais para vaporizar (além da maconha), incluindo as melhores temperaturas de vaporização para cada uma delas!

1- Damiana (Turnera diffusa)

Nativa da América Central, esta erva possui uma longa trajetória de uso para fins medicinais (e também recreativos!). Muito consumida na forma de chá, a damiana também é excelente para vaporizar, proporcionando nuvens de sabor leve e adocicado.

Possui efeitos afrodisíacos e é indicada no tratamento das mais diversas moléstias, como bronquite, problemas digestivos, cólicas menstruais, febre, reumatismo, asma e depressão.

Para obter a melhor experiência possível, vaporize entre 150°C e 175°C (302°F e 347°F).

2- Camomila (Matricaria recutita)

Muito comum em qualquer chá da tarde, a camomila também pode ser vaporizada com excelentes resultados (e um sabor único!).

Conhecida por seus efeitos sedativos, ela ajuda a aliviar o estresse, além de dar um chega pra lá nas dores de cabeça, ansiedade, depressão e náuseas. Utilize em blends com cannabis para uma experiência ainda mais entorpecente e relaxante.

O ideal é vaporizar a camomila em qualquer temperatura entre 100°C a 125°C (ou 212°F a 257°F).

3- Manjericão (Ocimum basilicum)

Encontrado em qualquer cozinha ou jardim, o manjericão é rico em carvacrol, um terpeno utilizado desde a antiguidade para promover equilíbrio mental, entre outros efeitos medicinais.

É indicado para tratamento de distúrbio bipolar, síndrome do pânico, fobias, ansiedade e estresse. Quando vaporizado, possui sabor característico muito suave e agradável.

A temperatura ideal para obter os melhores resultado ao vaporizar manjericão é de 130ºC (ou 266ºF).

4- Erva-cidreira (Melissa officinalis)

De sabor sutil e refrescante, a erva-cidreira possui efeitos calmantes comprovados cientificamente.

Capaz de relaxar o sistema nervoso, ela ajuda a induzir o sono e também é indicada para tratar dores de cabeça e ansiedade.

Vaporize a uma temperatura média de 140ºC (ou 284ºF) para obter os melhores resultados e sabor.

5- Chá verde (Camellia sinensis)

Muito utilizado pelos orientais, o chá verde também produz efeitos medicinais diversos quando vaporizado, ajudando a combater dores, fadiga, sonolência e indigestão.

O vapor produzido pelo chá verde possui sabor agradável e pungente, sobretudo quando vaporizado a 190ºC (374ºF).

6- Lúpulo (Humulus lupulus)

Tradicionalmente utilizado na preparação de cervejas, o lúpulo possui óleos essenciais que são ativados durante o processo de vaporização, proporcionando alívio das dores, incluindo cólicas menstruais, além de melhorar o desempenho sexual e a saúde dos pulmões.

Vale lembrar que os efeitos podem variar bastante porque existem vários tipos de lúpulo, com características distintas de aroma e sabor.

A temperatura ideal para vaporizar lúpulo varia entre 175°C a 200°C (347°F a 392°F).

7- Hortelã-pimenta (Mentha x piperita L)

De sabor incomparavelmente refrescante, a hortelã-pimenta produz um vapor deliciosamente aromático e repleto de efeitos medicinais. É indicada para tratar estresse, alergias, asma e náuseas.

Para a melhor experiência possível, ajuste a temperatura do seu vape em 160ºC (320ºF).

8- Eucalipto (Eucalyptus)

Com aroma inconfundível, o eucalipto possui reconhecidas propriedades expectorantes, sendo ideal no combate às doenças respiratórias, incluindo asma e bronquite.

A temperatura ideal para vaporização do eucalipto é por volta de 130ºC (266ºF).

9- Lavanda (Lavandula dentata)

Vaporizar a lavanda permite desfrutar do seu sabor floral e adocicado de maneira intensa e eficiente, promovendo o bem-estar instantâneo do corpo e da mente, além de aliviar dores e insônia.

Obtenha os melhores resultados vaporizando a lavanda em temperaturas baixas, entre 100ºC e 125º (212°F-257°F).

10- Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Muito utilizado em chás e temperos, o alecrim também é excelente para vaporizar, produzindo nuvens de sabor agradável e único. Além disso, é indicado para alívio de enxaquecas, depressão e dores. Se combinado com uma maconha de predominância sativa, pode realçar os efeitos de relaxamento e euforia.

Para aproveitar ao máximo seus terpenos, vaporize o alecrim em temperaturas baixas, não ultrapassando os 125ºC (257ºF).

***Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.
You may also like
7 plantas proibidas no Brasil (além da maconha!)
Uso de vapes não está associado a maior número de lesões pulmonares
Saiba como dichavar a erva influencia na vaporização
Vape review: saiba tudo sobre o vaporizador de ervas Xmax Aria

16 Responses

  1. Paulo Eduardo

    Bom dia, gostaria de saber se é possível aproveitar os benefícios das respectivas ervas citadas sabendo que meu vaporizador de ervas opera com a temperatura mínima de 190°C. Ou se caso tenha probabilidade de algum efeito ruim à saúde com a temperatura bem mais alta do que a indicada na matéria.
    Obrigado

  2. Rennan

    Posso usar essas ervas na própria seda ?
    Boa tarde. Ótimo conteúdo parabéns.

    1. Redação Maryjuana

      Olá, Rennan!

      Pode usar na seda, sim, cm ctz. Mto obrigada e seja bem-vindo!

  3. Luciana

    Gostaria de saber quais as temperaturas para cada efeito diferente no caso do uso da cannabis no vaporizador.

    Outra pergunta é quantas vezes se deve vaporizar na mesma temperatura com a mesma erva?

    Já as ervas que devem ser vaporizadas em um intervalo de temperaturas, devo vaporizar cada sessão em uma temperatura diferente? E quantas sessões com a mesma erva?

    Obrigada!

  4. Marcos

    Olá, eu posso fazer uma extração de álcool dessas ervas, diluir no terpeno e colocar no vaporizador?

    1. Redação Maryjuana

      Olá, Marcos.

      Jamais faça isso. Terpenos são óleos essenciais e não devem ser fumados ou vaporizados. Em breve faremos um artigo sobre isso.
      As ervas indicadas no texto devem ser vaporizadas em sua forma seca, in natura.

      Obrigada!

  5. Danilo

    Boa noite. Será que fumar hortelã, por exemplo, teria o risco de trombose ou vasoconstrição, como no caso do tabaco e da canabis?
    Queria saber se esses efeitos tem a ver com substâncias do cigarro e do baseado ou da própria combustão e aspiração de CO2.
    Muito obrigado!

  6. Henrique

    Desculpa a ignorância. Para vaporizar e necessário um “vaper” especial ou posso utilizar o mesmo que uso com juices. No meu caso uso um Smok Pen 22

    1. Redação Maryjuana

      Olá, Henrique! Para vaporizar ervas é necessário um vape específico para tal finalidade.

      Há diversas opções no mercado, como você pode conferir em nossos posts do Canal Vaper, clicando em VAPORIZADORES no menu principal 🙂

      Obrigada!

  7. henique

    É necessário o vaporizador ou pode ser feita a combustão em cachimbos?

    1. Redação Maryjuana

      Oi, Henrique! Nós testamos e recomendamos com o vape, mas creio que não existam problemas em consumir por combustão, já que existem blends fumáveis de ervas no mercado 🙂

  8. Nat

    É possivel vaporizar óleos essenciais? Obrigada!

    1. Redação Maryjuana

      Oi, Nat, tudo bem?

      Não é indicada a vaporização de óleos essenciais, pois a base deles pode ser extremamente maléfica à saúde caso seja inalada por meio da vaporização. O mais indicado, nesse caso, é vaporizar as folhas/flores in natura, já secas.

      Beijo!

  9. Olá, Rafael!!

    Sim, é necessário que as folhas estejam secas para vaporizar. Saudações!

  10. Olá, Mateus, não entendemos sua dificuldade. A referência, no caso, somos nós mesmos. O restante está linkado em destaque no texto. Obrigada!

  11. Olá, Marcus!!

    Basta fazer como faria com a cannabis: dichave a erva um pouco e coloque-as no tambor, vaporizando nas temperaturas indicadas. 🙂

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.