CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > EVENTOS > Espetáculo teatral aborda a legalização da maconha no Brasil

Espetáculo teatral aborda a legalização da maconha no Brasil

Sinal dos tempos cada vez mais verdes, o teatro brasileiro também está entrando na luta pela legalização da maconha. Pela primeira vez na história do país, uma peça infantil retratará a luta dos pacientes que necessitam da erva para aliviar suas dores.

Inspirada no original de L. Frank Baum, “Clárian e o Mágico de OZ” contará a história da brasileira Clárian, hoje com 11 anos. Nascida com síndrome de Dravet, a pequena lidou boa parte da vida com severas crises epiléticas e atraso no desenvolvimento psicomotor. Até que. diante da ineficácia dos tratamentos e medicamentos tradicionais, sua família resolveu tentar o tratamento com cannabis. Com o uso do canabidiol (CBD), as crises de Clárian diminuíram de uma média de 16 para duas por mês.

Transportada para o musical “Mágico de OZ”, ela representa a personagem da menina Dorothy e pede ao Mágico de OZ que crie imediatamente uma lei que libere o remédio e o tratamento para todas as crianças que estão sofrendo por portar alguma doença.

O conflito se estende também aos outros personagens principais, que também representam pacientes brasileiros que dependem da maconha, como o Espantalho “Gui”, que  precisa de um cérebro, pois é portador de paralisia cerebral; o Homem de Lata “Gilberto Castro”, que sofre de esclerose múltipla e Leão Medroso “Marilena”, que sofre do mal de Parkinson e não consegue parar de tremer. 

clarianeomagicodeoz

Com foco no público infantil, a peça aborda o tema da cannabis de maneira “velada, sutil e simbólica”, como define a idealizadora do projeto, a professora de dança e produtora cultural Lúcia Almeida Esperança. “Sem baixo astral, o espectador encontrará uma divertida e sensível história de superação”, completa.

O espetáculo também promete momentos de interação. Representando os intragáveis proibicionistas, a Bruxa Malvada do Oeste, que é contrária à liberação da planta, fará uma enquete sobre o tema com a plateia, que poderá opinar através de placas encontradas abaixo das poltronas. ” A ideia é fazer com que as pessoas debatam, discutam, questionem e ao final se posicionem, mesmo que de maneira contrária á nossa luta”, ressalta Lúcia.

Sob o comando do diretor Rony Guilherme Deus, da “Estúdio Mágico Produções”, a peça estreia no dia 28/02 (domingo) no Teatro Bibi Ferreira, em São Paulo (SP). As apresentações também acontecerão aos domingos, às 11 horas. A temporada segue até 24 de abril.

Sinopse:

Clárian, uma menina meiga e sonhadora se vê afastada das aulas de balé, pois é portadora da Síndrome de Dravet. Sua única chance de ter uma vida “normal” é tomar um remédio de substância ainda proibida no Brasil. Decide então, que nada irá destruir seu grande sonho de ser uma bailarina e resolve viajar para o Mundo de Oz e pedir ao mágico que libere o seu remédio, afinal, ela ouviu dizer que ele consegue realizar os sonhos mais impossíveis. Chegando lá, se une a um espantalho que sonha em ter um cérebro, um homem de lata que quer ter um coração e um leão medroso que precisa de coragem. Após uma sensível, emocionante e divertida aventura, Clárian descobre que a liberação de seu remédio pode ser mais simples do que imaginava, bastando apenas que as pessoas incumbidas de liberar o tal remédio usem o cérebro, o coração a coragem e também a compaixão.

Ficha Técnica:

Título: Clárian e O Mágico de Oz (Inspirado na obra de L. Frank Baum)

Texto e Direção: Rony Guilherme Deus

Colaboradora e idealizadora da mobilização: Professora Lúcia Esperança

Diretor de arte e efeitos especiais: Lukkas Martins

Indicação etária: Livre

Duração: 60 minutos

Elenco: Rebeca Reis, Lukkas Martins, Paulo D’jesus e Cristina Mazuca.

Participação especial: Maximiliana Reis

Músicas: Charles Dalla e Walter Jr. – Cenários: Pedro Kalleniuk – Figurinos: Cida Leão

Coreografia: Junior Lima – – Realização: Estúdio Mágico Produções

Assessoria de imprensa: Lara Deus

Serviço:

“Clárian e o Mágico de Oz” – Musical Infantil – Faixa Etária: livre / Duração: 60 minutos /

Estreia domingo: dia 28 de fevereiro às 11 horas

Teatro Bibi Ferreira – Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 931 – B. Vista – SP/SP – inf, (11) 3105-3129. Domingos às 11 horas – Temporada até 24 de abril

Mais informações: (11) 3232-1766 (11) 98555-2594

 

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.