|. HOME .| -->

Drogas lícitas abrem portas para drogas ilícitas

Nos painéis de discussão promovidos pela subcomissão do Senado, especialistas e parlamentares deixaram claro que não é possível discutir a questão do tratamento e da prevenção do uso do crack, em particular, e das drogas ilícitas, em geral, sem abordar a forma como a sociedade trata as drogas lícitas, especialmente o álcool.

Isso porque as drogas lícitas, segundo levantamento de 2005 do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), são as mais consumidas e com o maior número de dependentes. Se apenas 0,1% da população havia usado crack nos 12 meses anteriores à pesquisa; 2,6% usaram maconha; 0,7%, cocaína; e 49,8%, álcool. O álcool, portanto, tem um impacto muito maior sobre a força de trabalho, a Previdência Social e a saúde pública, pelos danos físicos e psicossociais que causa.


Impacto do álcool sobre o sistema de saúde e a Previdência Social é maior que o das substâncias proibidas. Foto: Felipe Barra

As drogas lícitas álcool e tabaco também são as primeiras drogas experimentadas pelos jovens, em geral muito precocemente e sem limite de doses. Ocorre que, geralmente, o usuário que se torna dependente do álcool passa a buscar efeitos mais intensos nas drogas ilícitas. Esse dado é confirmado por pesquisas acadêmicas realizadas no Brasil e em outros países.

“Notoriamente, o álcool representa a maior preocupação em relação à drogadição, por uma questão estatística irrefutável”, afirma o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital Corrêa Lima, que estima que o impacto do álcool e do tabaco, as drogas lícitas, sobre o sistema público de saúde é muito superior aos recursos arrecadados pela tributação desses produtos.

“Trinta por cento dos leitos dos hospitais são ocupados por indivíduos que não estariam ali caso o álcool não estivesse na vida deles. E quem usa as drogas ilícitas não abandona as drogas lícitas. Pelo contrário, expande o consumo. A (droga) lícita traz a outra de volta no processo de recaída. O retorno ao uso de qualquer substância capaz de produzir adição facilita o retorno a todas as outras”, afirma o médico.

Esses dados são confirmados pelo coordenador de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Kinoshita, ao citar que o impacto maior não é das drogas ilícitas: “O número de pessoas envolvidas e o custo econômico do álcool são infinitamente superiores aos do crack. O álcool é a porta para outras drogas. Enfrentar um sem enfrentar o outro não leva a lugar algum”.

O psiquiatra Carlos Alberto Salgado, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), acredita que o país é “negligente e condescendente” com as drogas lícitas. “Temos uma atitude ingenuamente licenciosa, graças à pressão da cultura, em que o álcool é tido como relevante, do ponto de vista cultural, para integração social”.

Não só os médicos têm essa opinião sobre essa questão das drogas líticas e das drogas ilícitas. Os dirigentes de comunidades terapêuticas ouvidos pelo Senado apontaram para a emergência que representa o alcoolismo.

Representante da Associação Promocional Oração e Trabalho (Apot), o padre Haroldo Rahm chamou a atenção para as drogas lícitas. Afirmou que, por sua experiência, “80% dos brasileiros têm problema com álcool. Esse é o problema, não o crack”. Célio Luiz Barbosa, coordenador-geral dos centros de Atendimento e Apoio às Famílias da Fazenda da Paz, também focou nas drogas lícitas, e não nas drogas ilícitas, ao dizer aos senadores que não se esquecessem do alcoolismo. “Estamos numa pandemia na questão do crack, mas o pior que vivemos é o álcool. Devemos mudar a nomenclatura: álcool, crack e outras drogas”, sugeriu, a exemplo do que já acontece no nome da subcomissão.

Comentários

viver feliz sem drogas

não sei dizer realmente como exterminar as drogas do nosso mundo,esse é um fato em que pessoas como eu tentam achar uma saida para pessoas que estão nesse mundo de trevas,as vezes fico pensando e chego até ser radical,vamos cortar o mau pela raiz matando os traficantes penso eu se matar os traficantes não teremos mas quem distribua esse veneno,será que seria por ai!...não sei mas emfim.

25/06/2012 08:06:55, maria felix

comentario

Com o perdão da palavra descobriram que a m#### fede... Isso não é novidade pra ninguém, a porta de entrada das drogas pesadas são as drogas legais e o trafico de drogas, que oferece de tudo a qualquer um. O álcool é uma droga potencialmente pesada, causa danos irreversíveis e é um estimulante que vem lado a lado com a cocaina e o tabaco, basta andar por bairros boêmios das grandes cidades e manter os olhos abertos. Enquanto isso agricultores de flores que nunca traficaram são presos injustamente. O mundo esta acordando desse sonho insano da guerra às drogas para uma realidade mais humana e racional. E o Brasil, quando vai abrir os olhos?

19/08/2012 14:01:54, breno

as drogas licitas

a questão das drogas estar certo um mundo sem drogas seria melhor

19/09/2012 22:40:23, neemias

Hipocrisia

Hipocrisia pensar que um dia existiu, e que um dia irá existir um mundo sem drogas. As drogas lícitas, tabaco e álcool, só são licitas pelo grande valor monetário que as grades empresas arrecadam. Assim como as drogas ilícitas não são descriminalizadas, ou legalizadas, como o álcool, pelo lucro que gera, principalmente para os políticos, policiais, banqueiros corruptos. Sem contar na grande revolução industrial que a Cannabis ruderalis poderia trazer. Papel e tecido muito mais resistentes, biocombustível, bioplástico, concreto e mais uma infinidade de produtos que derivam da maconha industrial. Eu não vou nem começar a falar das propriedades medicinais, pois temos a cura para o câncer(http://www.youtube.com/watch?v=vOlvDcvliUU) , ou pelo menos o primeiro passo para essa direção, mas os governos, pressionados pela grande indústria farmacêutica, não aceitam, e não liberam pesquisas sérias, para serem realizadas em universidades e conhecer a fundo o real poder da cura da nação, a maconha. Até quando continuaremos nesse caminho de escuridão, enquanto jogamos a paz na cadeia, usuários são presos como traficantes, por uma política fracassada, proibicionista, fascista e intolerante. Abra seus olhos, olhe o mundo a sua volta, e entenda que ele não é como as pessoas querem que você acredite que ele seja. Abra sua mente, pense. Cannabis ATIVA!!!

24/09/2012 13:21:11, Gabriel

ser uma pessoa segura

viver sem drogas ,é ser a pessoa que se sente feliz, ela não é aquela pessoa que se sente ,presa, insegura apenas se sentir no ar se sentir livre e solta.ser feliz é ajudar as pessoas a se enturmar ser uma pessoa com esperança ser uma pessoa que se nota ao meio de todos,ser alegrada realmente ser um ser Humano de nações iguais .

01/11/2012 15:45:52, maria fernanda 11 ANOS

drogas

as drogas matam deixo esse aviso para que voce numca usse droga

27/11/2012 15:21:29, vitor

As drogas.

As drogas. Há uma coisa interessante no tráfico de drogas. Apesar de todos os malefícios que as drogas provocam tanto no organismo de quem usa como também nos problemas sociais que acarretam, problemas sociais estes que geram violência desmedida, destruição de jovens, destruição de lares, mortes prematuras, proliferação de marginais, e o pior de todos o grande avanço do crime organizado. Eu pergunto quem é o principal sustentador dos traficantes? Será que são os pés de chinelos, os quais sustentam o vício, primeiro roubando coisas de seus lares e depois partindo para o crime para o sustento do seu vício, será que devemos atribuir a eles todo o consumo de drogas na face da terra. Não: A culpa de todo este transtorno provocado pelo consumo de drogas está nos mais abastados, filhinhos de papai, pessoas endinheiradas e também por todos os imbecis que estão cansados de saber que o uso de drogas é um caminho sem volta. Todos os imbecis que me referi devem ser cegos em não ver que as drogas que eles consomem é que sustenta o crime organizado, estes mesmos usuários de drogas, na maioria são pessoas de bem, honestos e trabalhadores, os quais estão também mergulhados neste mundo de violência. Eles próprios muitas vezes vêem pessoas de suas famílias serem mortas, estupradas, seqüestradas, violentadas e constrangidas nas mãos de bandidos, bandidos estes criados pelo tráfico de entorpecentes que eles mesmos sustentam. Sendo assim se houvesse inteligência um pouco mais aprimorada na cabeça destes viciados, os traficantes perderiam os fregueses e teriam que mudar de profissão, e com o término deste problema a sociedade entraria em uma nova faze de vida, sem violência, mas como o ser humano é incorrigível o problema se arrastará ainda por muitos e muitos anos na face da terra. Paulo Luiz Mendonça. Nota, a liberação do uso da droga foi sem sombra de dúvida um avanço no consumo e uma vitória dos traficantes. Quem quiser saber quem liberou, procure saber, não citarei nomes.

08/12/2012 11:30:03, Paulo Luiz Mendonça.

SAI DAS DROGAS !!

Uma nova substancia chamada de IBOGAINA ou IBOGA promete acabar com a dependência das drogas e recuperar pessoas de depressões profunda. 100% das pessoas após o uso da ibogaina relatam que perderam totalmente a vontade de usar qualquer tipo de droga. O interessante é que 20% acabam voltando por habito e não por vontade de usar. Mas 80% de recuperação já é um feito jamais alcançado, digno de premio Nobel! Esta clinica faz o tratamento sem necessidade de internação e com valores e forma de pagamento acessível para todos www.ibtaibogaina.com.br Obs. repassem essa informação, você pode salvar não só o usuário, mas toda sua família! 18-81528370 TIM / 18-91725026 CLARO / 18-96501104 VIVO

24/01/2013 11:01:15, www.ibtaibogaina.com.br
Faça seu comentário