CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > ESPORTES > Agência internacional revê uso de maconha como prática de doping

Agência internacional revê uso de maconha como prática de doping

John Fahey, presidente da World Anti-Doping Agency (WADA), levantou a hipótese de uma mudança na regra internacional de doping sobre a canábis. O uso da erva passaria a ser banido apenas em esportes onde houvesse uma melhora no desempenho do atleta. Se aprovada, a nova resolução pode entrar em vigor a partir dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Sabe-se que, em esportes que demandam agilidade e velocidade, a erva não melhora o desempenho. No entanto, em modalidades que requerem precisão e concentração – como tiro e golfe – ela traz vantagens.

A lista de substâncias proibidas pela agência é revisada anualmente e inclui itens que comprovadamente melhorem o desempenho do atleta, prejudiquem o espírito esportivo ou a saúde. Por enquanto, a maconha ainda se enquadra nesta relação, mas para algumas organizações esportivas estes critérios precisam ser revistos, o que pode tirar a planta da lista.

Atualmente, o código da WADA estipula que atletas que testam positivo para o uso de maconha devem ser afastados por dois anos das competições. Porém, em casos recentes, a punição tem sido de três meses ou limita-se apenas a uma advertência.

You may also like
Retrospectiva canábica 2021
Federação de atletismo sugere revisão de regra sobre uso de maconha
USADA anuncia que não haverá mais punição para uso de maconha no UFC
5 benefícios do CBD para atletas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.