CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > Incineração de drogas no MS comprova a inutilidade da guerra às drogas

Incineração de drogas no MS comprova a inutilidade da guerra às drogas

Se a proibição ajudasse a reduzir o consumo, as apreensões de drogas não seriam tão constantes – e volumosas – no Brasil. A questão é que não dá pra frear a demanda, muito menos na base da repressão. Que o digam os policiais de Mato Grosso do Sul, que em apenas 70 dias – os primeiros de 2014 –  apreenderam aproximadamente oito toneladas de substâncias ilícitas, com destaque para a maconha e cocaína.

As oito toneladas de drogas apreendidas em pouco mais de dois meses serão incineradas nesta terça-feira (15/04/2014) na Unidade II do frigorífico JBS Friboi, localizado na BR-060. De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, do total apreendido, há 7 toneladas e 600 quilos de maconha, 73 quilos de cocaína e, o restante, de outros entorpecentes, como haxixe, pasta base de cocaína, crack e drogas sintéticas.

As apreensões foram realizadas pela DENAR (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e Polícia Rodoviária Estadual.

Para enviar as drogas para serem destruídas, as delegacias da Polícia Civil de Campo Grande e do interior do Estado enviam a Denar e devem preencher uma tabela, com dados como unidade, número do procedimento policial ou judicial, descrição e pesos das drogas a serem encaminhadas para incineração.

A última incineração de drogas da Denar do MS aconteceu em 3 de outubro do ano passado, quando foi montada uma mega operação, que contou com o apoio do Exército Brasileiro, através do Comando Militar do Oeste, para a destruição de mais de 36 toneladas de maconha, cocaína, crack, haxixe e drogas sintéticas.

Considerado uma das principais rotas do tráfico de drogas, o estado que faz fronteira com o Paraguai é responsável por 80% das drogas encontradas no país.

Aumento a cada ano

Os números da (Secretária de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp) mostram que em 2012 foram apreendidos 87.608 quilos de drogas no Mato Grosso do Sul. Já em 2013 esse número subiu para 136.197 quilos de drogas. No ano passado foram tirados de circulação no Estado 1.194 quilos de cocaína, 134.831 quilos de maconha e mais de 200 quilos de outras drogas, como as sintéticas.

[Nota da Mary: Ou seja, adianta proibir? Que tal regulamentar um mercado que jamais será coibido ao invés de permanecer numa guerra irracional e perdida?]

*Fonte: A Crítica de Campo Grande 

**Foto: Sejusp

You may also like
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Trema micrantha Blume: conheça a planta nativa brasileira que é fonte de CBD
Vendas de CBD crescem no Brasil, mas produção interna ainda é pequena
Museu Brasileiro da Cannabis é inaugurado em João Pessoa (PB)

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.