CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Maconha pode tratar ansiedade e síndrome do pânico

Maconha pode tratar ansiedade e síndrome do pânico

Quem fuma maconha já está cansado de saber que a erva ajuda a acalmar os ânimos. Mas agora é a ciência que, mais uma vez, confirma: a cannabis possui propriedades capazes de tratar a síndrome do pânico e demais transtornos relacionados à ansiedade.

Publicado nesta semana na revista Psychopharmacology, o novo estudo demonstra que a ativação direta do sistema endocanabinoide inibe comportamentos relacionados ao pânico e à ansiedade. Até o momento, os testes foram realizados com ratos de laboratório.

O objetivo dos pesquisadores era testar a hipótese de que os receptores de canabinoides funcionam como um mecanismo de proteção contra os estímulos irritantes.

Induzidas quimicamente a ataques de pânico e ansiedade, algumas cobaias receberam um agonista do receptor de canabinoide CB1 – e, adivinha? “O agonista ajudou a evitar tanto a resposta comportamental como o aumento da pressão sanguínea decorrente”, afirma o resumo do estudo, que completa: “a ativação do sistema endocanabinoide atenua as conseqüências comportamentais , celulares e cardiovasculares de estímulos aversivos, o que deve ser considerado no desenvolvimento de tratamentos adicionais contra pânico e outros distúrbios relacionados à ansiedade”.

Essa não é a primeira pesquisa que demonstra os benefícios da maconha no tratamento da ansiedade. Recente estudo da USP descobriu que a erva é benéfica em casos de fobia social. Já os cientistas norte-americanos também chegaram à mesma conclusão nesta outra pesquisa.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.