CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Maconha favorece a cognição em pacientes com bipolaridade, aponta estudo

Maconha favorece a cognição em pacientes com bipolaridade, aponta estudo

Mais uma excelente notícia para destruir mitos e justificar o uso medicinal da maconha! Resultados de um estudo norte-americano inédito apontam que pacientes bipolares com histórico de uso de cannabis apresentam melhor função cognitiva do que aqueles que nunca consumiram a erva.

Conduzida pela equipe do Hospital Hillside Zucker em Glen Oaks, Nova Iorque, a pesquisa demonstrou que portadores de transtorno bipolar I que utilizaram maconha obtiveram melhor desempenho em testes de atenção, velocidade de processamento e memória do que os demais, segundo relatório divulgado pela revista Medical News.

“Isso sugere que o consumo de cannabis pode ter um efeito benéfico sobre o funcionamento cognitivo em pacientes com transtornos psiquiátricos graves”, disse Raphael Braga, um dos coordenadores do estudo. “No entanto, também é possível que estes resultados sejam devido à exigência de um certo nível de função cognitiva e habilidades sociais para  a aquisição de substâncias ilícitas”, completou o pesquisador.

Foram avaliados 200 pacientes com transtorno bipolar I, sendo que 50 utilizaram cannabis – o que, na linguagem médica dos gringos, é chamado de “Cannabis Use Disorder” (CUD), ou seja, “transtorno por uso de cannabis”. Todos foram submetidos a avaliações clínicas e completaram uma bateria de testes para medição do funcionamento neurocognitivo.

Mas, seja como for, o fato é que os pacientes que fumaram maconha apresentaram melhor atenção, velocidade de processamento e memória de trabalho do que os caretas, colocando em xeque velhos estereótipos de maconheiros “burros” e “lerdos”.

Não houve diferenças significativas entre os pacientes que fumaram maconha e aqueles que não o fizeram, relataram os pesquisadores à revista Psychiatry Research. Contudo, os pacientes com “Transtorno por Uso de Cannabis” eram mais propensos a ter um histórico de psicose do que os não-usuários, na proporção de 82% versus 67,3%.

“Esperamos que os resultados desse estudo ajudem a orientar e incentivar futuros trabalhos na área, elucidando o possível impacto do uso de maconha no transtorno bipolar”, declararam os pesquisadores.

**com informações do site Medical News.

You may also like
CBD no SUS: São Paulo terá distribuição gratuita de canabidiol
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Usuários de maconha têm mais metais pesados ​​em seus corpos, diz estudo

2 Responses

  1. Pingback : Toke Signals with Steve Elliott | Cannabis Linked To Better Brain Function In Bipolar Patients

  2. Pingback : Maconha favorece a cognição em pacientes com bipolaridade, aponta estudo. | Cannabis Medicinal

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.