CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > SAÚDE > Extrato de maconha reduz dor e rigidez muscular em portadores de esclerose múltipla

Extrato de maconha reduz dor e rigidez muscular em portadores de esclerose múltipla

/

Pesquisa inédita comprova que o extrato de cannabis administrado via oral produz significativa redução na dor e rigidez muscular de pacientes com esclerose múltipla. Os dados obtidos através de ensaios clínicos foram publicados na semana passada no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry.

Coordenado por cientistas da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, o estudo avaliou o uso medicinal dos canabinóides em comparação a um placebo em 279 portadores de esclerose múltipla, durante um período de 12 semanas. Os extratos de cannabis utilizados continham quantidades padronizadas de tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD), duas das principais substâncias medicinais da erva, sendo que a segunda, ao contrário da primeiro, não possui efeitos psicoativos.

“O tratamento via oral com o extrato padronizado de cannabis sativa aliviou a rigidez muscular. A proporção dos participantes com alívio foi quase duas vezes maior no grupo que utilizou o extrato. O alívio eficaz da dor é especialmente eficaz em pacientes com uma alta taxa de dor”, conclui a pesquisa.

“Essas descobertas sugerem que os extratos padronizados de canábis pode ser clinicamente úteis no tratamento do fenômeno de alta complexidade da espasticidade em esclerose múltipla.”

Diversos ensaios clínicos semelhantes têm sugerido que os canabinóides não só aliviam os sintomas da doença, mas também podem auxiliar na progressão da moléstia a longo prazo. Um exemplo disso é o o Sativex spray bucal que contém THC e CBD, prescrito para pacientes de esclerose múltipla e câncer. Lançado pela GW Pharmaceutical,  o produto já foi aprovado para venda no Canadá, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Alemanha e Espanha, entre outros.

** com informações do Opposing Views.

You may also like
Estudo aponta que maconha reduz a dor, mas piora o autocuidado
Colômbia autoriza uso industrial da maconha e sua exportação com fins terapêuticos
Estudo: extrato de cânhamo promove perda de peso
78% dos brasileiros são favoráveis ao uso terapêutico da maconha