Você que está aí acostumadíssimo com a larica talvez nem imagine, mas pesquisadores ingleses afirmam que a cannabis pode ser usada para tratar doenças relacionadas à obesidade. Segundo o estudo, dois componentes presentes na folha da planta podem aumentar a quantidade de energia consumida pelo corpo humano.
Testes em animais já mostraram que estas substâncias podem ajudar a tratar diabetes tipo dois, ao mesmo tempo em que ajudam a reduzir os níveis de colesterol na corrente sanguínea e de gordura em órgãos vitais, como o fígado.
Os cientistas estão agora realizando testes em 200 pacientes na esperança de produzir um remédio que possa ser utilizado por quem sofre de “síndrome metabólica”, quando diabetes, pressão alta e obesidade combinam-se para aumentar o risco de doenças cardíacas e enfarto.
O médico Steph Wright, diretor de pesquisa e desenvolvimento da GW Farmacêutica, empresa que está produzindo a droga, espera resultados ainda este ano. Ele afirma que os testes em animais estão “nos encorajando muito”.
Embora a maconha seja considerada ilegal na Inglaterra, a GW Farmacêutica ganhou uma licença do governo para cultivar a planta em estufas especialmente construídas em uma instalação secreta no sul do país.
* com informações do Portal Terra.