Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > Ato unificado pelo fim da guerra às drogas movimenta diversas capitais

Ato unificado pelo fim da guerra às drogas movimenta diversas capitais


Espalhe a boa !

Amanhã é dia dos canabistas invadirem as ruas do Brasil num ato unificado pela liberdade de Ras Geraldo & o fim da guerra às drogas. A data foi escolhida pois no dia 14/08 completará um ano da injusta prisão de Geraldo Antônio Batista, fundador da primeira igreja Rastafári do Brasil, e detido por cultivar a erva para uso religioso – fato que contraria a Constituição Federal no que diz respeito à liberdade de culto.

atounificadorj

Organizado por coletivos antiproibicionistas de diferentes cidades – como a Marcha da Maconha e o Instituto da Cannabis – o evento ocorrerá simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Belo Horizonte. Estão previstas performances, distribuição de panfletos e outras atividades artísticas com o objetivo de conscientizar o público sobre a maconha e protestar em nome da liberdade de Ras Geraldinho.

Outro assunto abordado será o NÃO AO PLC 37, o escabroso Projeto de Lei Complementar 37, proposto pelo deputado federal Osmar Terra, que está em pauta no Senado Federal e prevê o aumento da pena mínima para venda de drogas, política de internação forçada de usuários e privatização da rede pública de saúde mental com verbas para as comunidades terapêuticas de “tratamento religioso”.  Na contramão do que está acontecendo mundo afora – vide Uruguai, Estados Unidos, etc – o projeto pode aumentar o encarceramento em massa da juventude pobre e negra, incluindo usuários que são acusados de tráfico, além de legitimar as políticas de recolhimento à força de pessoas em situação de rua – o que significa um retrocesso medieval na Reforma Psiquiátrica e na luta antimanicomial.

A manifestação pretende ainda clamar pelo julgamento do Recurso Extraordinário 635659 a favor da descriminalização do usuário de droga. Em trâmite no Supremo Tribunal Federal, o RE 635659 representa a chance de descriminalizar o porte de drogas ilícitas para uso pessoal, em respeito ao direito à intimidade e vida privada, previstos na Constituição. Na prática, o julgamento pode retirar qualquer possibilidade de penalização de usuários e cultivadores.

Não faltam motivos para comparecer, compartilhar e fazer diferença nessa luta que é de todos – não só dos maconheiros, mas de qualquer pessoa que defenda a liberdade individual!

Confira abaixo a programação de cada cidade no Facebook:

– RIO DE JANEIRO: https://www.facebook.com/events/698740523475385

– SÃO PAULO: https://www.facebook.com/events/204705756354746/

– FLORIANÓPOLIS: https://www.facebook.com/events/417868414996488/

BELO HORIZONTE:  O ato acontece na Praça Israel Pinheiro (Praça do Papa), à partir das 8h.

**Nos dia 17 e 18 de agosto, ocorrerá também uma vigília em apoio a Ras Geraldinho na sede da Primeira Niubingui Etíope Coptic de Sião do Brasil, em Americana (SP). 

You may also like
Juíza se antecipa ao Supremo e declara inconstitucional artigo 28 da Lei de Drogas
Prefeitura de SP quer aplicar multa em quem estiver fumando maconha nas ruas
Drogômetro: governo pretende adquirir equipamento para flagrar motoristas chapados
Tráfico de drogas move R$ 17 bi por ano no Brasil, diz general que defende legalização

Leave a Reply