CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Chile distribuirá derivados de maconha em farmácias

Chile distribuirá derivados de maconha em farmácias

Muito em breve nossos hermanos do Chile poderão comprar produtos derivados de maconha nas farmácias. A novidade foi anunciada na semana passada pelo subsecretário de saúde, Jaime Burrows, e representa um novo marco no debate pela legalização da cannabis no país.

Segundo Burrows, a mudança na lei foi possível graças à reclassificação dos medicamentos canábicos que, até então, estavam enquadrados na chamada “lista I” – cuja venda é proibida. “Mas agora tais produtos passarão à lista IV e terão venda permitida mediante retenção de receita médica e controle de estoque nas farmácias”, explicou a autoridade ao portal La Tercera.

Dessa forma, os chilenos não serão mais obrigados a solicitar a importação dos produtos através de longos & burocráticos procedimentos (a exemplo dos que hoje são adotados pelo Brasil para obtenção do canabidiol). A medida ainda aguarda aprovação da presidente Michelle Bachelet para entrar em vigor.

Embora muitos pacientes estejam felizes com a novidade – que deve agilizar o acesso aos produtos, mas não necessariamente barateá-los – ativistas e políticos locais ainda não estão satisfeitos com a mudança. Para a deputada independente Karla Rubilar, a mudança é “insuficiente, pois enquanto o cultivo caseiro não for legalizado, as pessoas que necessitam desses produtos continuarão dependendo dos laboratórios e seus preços abusivos”.

Enquanto isso, uma lei que regulamenta a posse, cultivo e uso de maconha segue aguardando aprovação do Senado chileno desde julho.

Alguém duvida de que, com tanto empenho político e growshops pipocando em cada esquina, nuestros hermanitos de Chile serão os próximos legalizadores da América do Sul? Arriba!

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Maconha e TDAH: novo estudo sugere benefícios promissores
Estudo: pacientes canábicos relatam melhoras na qualidade de vida
Uruguai pode permitir venda de maconha a turistas estrangeiros

1 Response

  1. PAULO T. F.

    TENHO CERTEZA QUE TODOS O S SULAMERICANOS ESTÃO TORCENDO PELA A LIBERAÇÃO PARA FINS MEDICINAIS QUE OS POLÍTICOS VEJAM O OUTRO LADO DA MOEDA.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.