CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > CIÊNCIA > Uso de cannabis estimula a empatia

Uso de cannabis estimula a empatia

Quem é usuário de maconha já sabe: a erva facilita a interação entre as pessoas. E existe até comprovação científica disso! 

Todos os dias vemos diversas pessoas que não conhecemos, andando nas ruas, em fotos na internet, falando na televisão. Mesmo não as conhecendo, podemos “sentir” a emoção que elas estão vivenciando apenas pela observação da expressão facial.

Esse fenômeno, mais conhecido por empatia, ocorre não só quando vemos pessoas “reais”, mas também quando observamos pinturas, ilustrações e outras representações humanas.

As três faces acima foram feitas pelo famoso pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio. Mesmo não sendo pessoas reais, conseguimos captar as emoções de dor, felicidade e estranhamento

THC X empatia

Agora imagine poder alterar nosso reconhecimento de emoções. Em 2013, neurocientistas europeus descobriram que isso nem é tão difícil, basta consumir pequenas doses de Δ9-Tetraidrocannabinol (Δ9-THC).

Publicado na revista científica European Neuropsychopharmacology, este estudo tinha o objetivo de verificar se o sistema endocanabinoide participa do reconhecimento emocional em humanos.

Para quem ainda não sabe, o sistema endocanabinoide é basicamente um sistema de neurotransmissão que existe em nosso organismo, formado por um conjunto de moléculas e receptores aos quais elas se ligam.

Participaram do estudo onze homens, que receberam 9 mg de Δ9-THC administrados com o auxílio de um vaporizador. A seguir, todos participaram de uma tarefa de reconhecimento de emoções.

Exemplo de como foi realizada a tarefa de reconhecimento de emoções. O participante tinha que distinguir, entre as faces de baixo, qual representava a mesma emoção que a face de cima

Nesta tarefa, os pesquisadores mostraram aos participantes três faces de pessoas desconhecidas projetadas em uma tela, uma na parte de cima e duas em baixo. O participante tinha que escolher, entre as faces de baixo, qual representava a mesma emoção que a face de cima, que podia ser de medo ou felicidade.

Os pesquisadores observaram que o Δ9-THC alterava o reconhecimento emocional dos participantes. De forma geral, a emoção de felicidade era melhor percebida, enquanto que a percepção de medo foi prejudicada.

*Por Lia Esumi, bióloga e Ms/PhD em Psicobiologia

You may also like
Aprovada lei que permite cultivo de maconha medicinal no estado do Rio de Janeiro
60 maneiras de dizer maconha em português
Registro do canabidiol é questão de bom senso, diz diretor da Anvisa
Uso psicoativo da maconha é identificado em ritual chinês de 2,5 mil anos atrás

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.