O Rio de Janeiro será o único estado do Brasil com autorização para cultivo de maconha para pesquisa, com foco na Saúde.
A Alerj conseguiu derrubar nesta quarta (3) o veto do governador Wilson Witzel à lei nº 174/2019, que trata sobre o cultivo de maconha com fins terapêuticos.
No Twitter, O deputado estadual Carlos Minc, do PSB-RJ, comemorou: “Acabamos de derrubar o veto de Witzel: aprovei a lei da Cannabis medicinal! Vitória. Incentivo à pesquisa, apoio às famílias e aos usuários! Fio Cruz e Vital Brasil poderão fazer pesquisas com recursos da Faperj. Vitória dura por 41 votos contra 15, e 6 abstenções. Precisava de 36!”
Acabamos de derrubar o veto de Witzel: aprovei a lei da Cannabis Medicinal! Vitória. Incentivo à pesquisa, apoio às famílias e aos usuários! Fio Cruz e Vital Brasil poderão fazer pesquisas com recursos da FAPERJ. Vitória por 41 votos contra 15 e 6 abstenções. Precisava de 36! pic.twitter.com/QMr696jYwB
— Carlos Minc (@minc_rj) June 3, 2020
Uma das grandes barreiras para o avanço das pesquisa é a proibição do cultivo até para as pesquisas dentro das universidades. Minc tinha conseguido aprovar a Lei por unanimidade em março, mas, no mesmo mês, Witzel publicou o veto no Diário Oficial.
Os estados não podem legislar sobre drogas mas têm autonomia no setor da Saúde, assistência social e pesquisa.
*Fonte: Revista Fórum
**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.