Tão propagada por proibicionistas de todas as partes do globo, a teoria da “síndrome amotivacional” associada ao uso de maconha é apenas mais uma das muitas mentiras sobre a erva contadas por aí.
Pelo menos é o que aponta um novo estudo publicado pela revista Substance Use & Misuse. Conduzida por pesquisadores da Universidade Internacional da Flórida, a pesquisa concluiu que o uso de maconha – mesmo que regular – não reduz a motivação de adolescentes.
Durante o estudo, os pesquisadores examinaram 79 jovens de 14 a 18 anos, que foram “classificados como usuários regulares de cannabis (36) ou usuários esporádicos (43)”.
A frequência e as quantidades de erva foram analisadas durante a vida dos participantes e, com mais ênfase, nos 30 dias anteriores aos testes, feitos com base em escalas de avaliação de apatia, motivação e engajamento.
Os resultados apontaram “nenhuma diferença significativa entre usuários regulares e esporádicos em qualquer índice de motivação”.
Ou seja: se você é jovem e preguiçoso, a culpa – definitivamente! – não é da maconha!
O mito da “síndrome amotivacional”
Mas, afinal de contas, o que vem a ser a chamada “síndrome amotivacional” – e por que estudos como este apresentado aqui são tão importantes para a legalização da cannabis?
A chamada “síndrome amotivacional” é um distúrbio associado ao consumo de crônico de cannabis, segundo descreve a Wikipédia e outros best-sellers do Google.
Descrita em tom de doença, a síndrome produz passividade, apatia, conformismo, isolamento, introversão, perda dos ideais e ambições pessoais, entre outras bad trips existenciais diversas.
Nas mãos & falas de proibicionistas, o distúrbio transformou-se num tenebroso e dramático clichê utilizado erroneamente – como comprova o estudo acima – para confundir e amedrontar os usuários de cannabis.
Em nome da mais do que urgente legalização da cannabis no Brasil & no mundo, é preciso derrubar mitos como o da síndrome amotivacional de uma vez por todas.
Clique aqui para saber mais sobre o uso de maconha na adolescência.
Foto: Getty Images