Todo maconheiro sabe: fumar um abre o apetite! Mas será que o uso de cannabis propicia a obesidade?
A partir dos relatos da popularmente conhecida “larica”, pesquisadores franceses realizaram um estudo para tentar responder a seguinte questão: se fumar maconha induz fome, os maconheiros têm maior chance de serem obesos?
No estudo, foram analisados dados de mais de 50 mil pessoas, considerando, entre outros fatores, o índice de massa corporal (IMC) e a frequência do uso de maconha. Para a surpresa dos pesquisadores, a prevalência de obesidade era menor entre os usuários da erva.
No grupo de pessoas que relataram não ter utilizado maconha nos últimos 12 meses a prevalência de obesidade foi de 25%. Por outro lado, no grupo de pessoas que relataram fumar maconha ao menos três vezes por semana o valor caía para apenas 15%.
As explicações para este resultado ainda são incertas, mas é provável que exista uma relação do consumo de fitocanabinoides com o metabolismo energético.
A obesidade é causada por um desequilíbrio crônico entre consumo e gasto de energia pelo organismo, funções que são reguladas pelo sistema endocanabinoide.
*Por LIA ESUMI: Bióloga, MS/PhD em Psicobiologia e colaboradora no Maryjuana