A legalização da maconha é um caminho inevitável em todo o planeta, tanto que até mesmo países conhecidos pelo seu perfil extremamente conservador estão revendo suas posturas, como é o caso da Malásia.
Segundo reportagem da Bloomberg, a Malásia pode ser transformar no primeiro país da Ásia a autorizar o uso de cannabis com fins medicinais.
Com uma das políticas de drogas mais severas do mundo, a Malásia prevê até mesmo pena de morte por enforcamento para quem for flagrado portando cerca de 200 gramas de maconha. Em 2016, a (in)justiça do país enforcou um homem de 32 anos devido ao tráfico de cerca de 9 quilos de maconha.
Opinião pública faz pressão a favor da planta
No entanto, tanta proibição à planta causou revolta na população da Malásia, que rejeitou veemente a recente condenação à morte de um homem acusado de fabricar e distribuir óleo medicinal de maconha.
A Malásia não é o único país asiático inclinado a rever suas leis a respeito da cannabis. Na Tailândia, que também pune com pena de morte alguns crimes relacionados à erva, o Ministério da Saúde Pública está tentando convencer o governo militar que comanda o país a considerar a possibilidade de uso medicinal da maconha.