CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > VAPER > SAÚDE & BEM-ESTAR > Vaporizador reduz o acúmulo de placa dental e melhora a saúde das gengivas

Vaporizador reduz o acúmulo de placa dental e melhora a saúde das gengivas

Os vaporizadores também ajudam a manter em dia a saúde bucal, prevenindo placa dental e melhorando a saúde das gengivas.

É o que afirma um estudo liderado pelo Dr, Marco Tatullo, da Unidade de Periodontia e Higiene Oral da Clínica Calabrodental, localizada na cidade de Crotone, na Itália. A pesquisa envolveu 350 fumantes, sendo que, para os testes, um grupo de 110 deles trocaram seus cigarros tradicionais pelos vapes por 120 dias.

Durante este período, os cientistas avaliaram possíveis mudanças em diversos parâmetros orais específicos, como construção de placa bacteriana, sangramento nas gengivas, alterações na coloração dos dentes e perda de dentes.

Também foram monitorados possíveis progressões ou regressões em várias formas de doença periodontal, incluindo gengivite, tumores e infecções bacterianas. Os biomarcadores orais relacionados foram avaliados em intervalos regulares.

Metodologia

Os 350 participantes foram divididos em duas classificações baseadas em suas histórias anteriores de tabagismo. O grupo 1 era composto por fumantes diários com histórico de menos de 10 anos de consumo de cigarros. Já o grupo 2 continha participantes com histórico de tabagismo superior a 10 anos.

Do total, 110 participantes trocaram o cigarro pelo vape, abstendo-se do uso de fumar pelo período do estudo.

Resultados

Os resultados do estudo comprovam que os vaporizadores ajudam a manter a saúde bucal. Em relação ao sangramento de gengivas, no dia 1 do ensaio clínico, 61% dos participantes do Grupo 1 e 65% dos participantes do Grupo 2 apresentaram sinais de sangramento. Ao fim da pesquisa, no dia 120, essas porcentagens melhoraram drasticamente: apenas 2% do Grupo 1 e 8% do Grupo 2 apresentaram sinais de sangramento nas mesmas condições probatórias.

As placas bacterianas também foram reduzidas com o uso dos vapes. No primeiro dia do ensaio clínico, 85% dos participantes do Grupo 1 pontuaram níveis de placa de aproximadamente 33%. Apenas 15% tiveram uma classificação próxima de zero. No dia 120, aproximadamente 92% do Grupo 1 ostentavam uma pontuação no índice de placa zero.

Já entre o Grupo 2, nenhum participante pontuou índice de placa zero no início do estudo. Mas a situação mudou radicalmente no dia 120, quando 87% dos participantes obtiveram uma classificação de índice de placa zero.

Saúde geral

Além de avaliarem a saúde bucal, os pesquisadores também questionaram os participantes sobre questões relacionadas à saúde física em geral. Sete em cada 10 pessoas classificaram a saúde geral como “melhor” ou “muito melhor” após substituírem a fumaça pelo vapor.

Além disso, cerca de 80% alegaram diferenças notáveis no paladar e olfato e 78% notaram melhorias em suas funções respiratórias.

Os resultados completos do estudo podem ser acessados neste link. 

Evidências anteriores

Não é de hoje que a ciência reconhece a importância dos vaporizadores para a manutenção da saúde bucal. Há poucos meses, divulgamos outro estudo científico afirmando que o uso de vapes evita o amarelamento dos dentes.

É vape de qualidade que você procura?

Adquira os melhores vaporizadores de ervas do mundo diretamente com o fabricante!

EU QUERO

You may also like
Fumaça de maconha ou tabaco: qual é mais prejudicial à saúde?
Uso de vapes não está associado a maior número de lesões pulmonares
Saiba como dichavar a erva influencia na vaporização
Vape review: saiba tudo sobre o vaporizador de ervas Xmax Aria

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.