CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > ATIVISMO > “É uma luta da religião contra a razão”, diz jornalista Tarso Araújo

“É uma luta da religião contra a razão”, diz jornalista Tarso Araújo

A semana passada foi agitada em Flowernópolis! Além da Marcha da Maconha no dia 01/06 – que mesmo sob chuva reuniu mais de 1 mil pessoas na avenida Beiramar Norte – rolou também o excelente “Seminário Perspectivas de Mudança na Política de Drogas” organizado pelo Instituto da Cannabis (InCa). Um dos destaques foi a palestra do jornalista Tarso Araújo, autor do fundamental “Almanaque das Drogas” e colaborador de revistas como Galileu e Superinteressante.

No vídeo a seguir, confira um trecho da palestra que foi uma das mais concorridas do evento.

Sem papas na língua e com uma coerência de dar inveja ao mais astuto careta, Tarso não mediu palavras para desbancar os mitos que cercam a hipócrita proibição às drogas. “A perseguição às drogas, por mais absurda e irracional que seja, está fincada em bases moralistas milenares. É uma luta da religião contra a razão”, disse, ao apontar a necessidade de diálogo e argumentação com os proibicionistas. “Tivemos alguns períodos assim na História, a exemplo do Iluminismo.”

A desinformação crônica foi outro tema abordado pelo jornalista, que também não poupou críticas ao cruel & insano PL 7663/10, que prevê internação compulsória e a criminalização de usuários.

“A desinformação sobre drogas no Brasil é uma calamidade. Eles (os deputados) estavam decidindo a política de drogas do nosso país falando as maiores bobagens e mentiras que se pode imaginar.” Os intere$$es pessoais e o falso moralismo cristão também foram apontados como os principais motivos da guerra às drogas por aqui. “Deputados, como Osmar Terra, e doutores, como Ronaldo Laranjeira, conquistam fama e dinheiro às custas dessa perseguição desenfreada”, aponta Tarso.

You may also like
Política de drogas brasileira é a pior do mundo, aponta relatório internacional
Entre tijolos e territórios ou pontes sobre abismos
“Na fissura”: livro recém-lançado no Brasil expõe o fracasso global da guerra às drogas
Legalização das drogas renderia mais de US$ 100 bi ao ano para os EUA

1 Response

  1. cidadao comum

    descordo que seja uma luta da religiao contra a razao ,,,, penso eu que na realidade e’ uma luta da falta de razao contra a razao propriamente dita ……

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.