CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > BRASIL > Política de drogas brasileira é a pior do mundo, aponta relatório internacional

Política de drogas brasileira é a pior do mundo, aponta relatório internacional

País ficou em último lugar no Índice Global de Políticas de Drogas, da Harm Reduction Consortium. Estudo aponta que, quanto mais desigual um país, pior sua política de drogas.

O Brasil é, comprovadamente, o país que tem a pior política de drogas do mundo.

A afirmação pode ser feita após a publicação do Índice Global de Políticas de Drogas, documento realizado pela Harm Reduction Consortium, entidade internacional especializada em redução de danos (estratégia focada em reduzir os danos de quem usa drogas psicoativas, e prevenir o seu uso).

Entre 30 países estudados, o Brasil aparece na última colocação, abaixo de nações como Uganda, Indonésia, Quênia e México.

O levantamento pontuou cada país avaliando temas como combate repressivo às drogas, sistema criminal de justiça, redução de danos e acesso a medicamentos.

Dos 100 pontos possíveis, o Brasil atingiu apenas 26. “No Brasil e no México o combate repressivo às drogas é uma questão endêmica com o uso das forças armadas”, afirmou o Matt Wall, chefe do Departamento de Política, Filosofia e Relações Internacionais da Universidade de Swansea, na Grã-Bretanha, e membro do Observatório Global das Políticas de Drogas.

O relatório mostra que as políticas de drogas são mais avançadas em países onde a desigualdade é menor. Encabeçam a lista do estudo Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido e Austrália.

“Nenhum dos países avaliados deve se sentir bem com sua pontuação nas políticas de drogas, porque nenhum país atingiu uma pontuação perfeita ou algo perto disso. Esse Índice destaca o enorme espaço para melhorias em todas as áreas”, afirmou Ann Fordham, diretora executiva do Consórcio Internacional de Políticas de Drogas.

Para especialistas que acompanham há tempos a política de drogas brasileira, não causa surpresa ocupar a última posição no mundo sobre o tema.

Enquanto o país continuar priorizando a repressão no combate ao uso ao invés de se preocupar com a saúde do indivíduo e seu bem estar, ainda vai demorar muito tempo para que a imagem brasileira sobre a questão melhore diante da comunidade internacional, segundo os especialistas.

“É muito preocupante que o Brasil esteja nessa situação, mas não causa surpresa alguma. De um lado a gente tem uma polícia que usa de uma violência extrema para implementar a atual política de drogas que nós temos, e por lado a gente não legaliza a maconha medicinal, nenhum programa decente de redução de danos. O governo Bolsonaro tem canalizado recursos para comunidades terapêuticas, que a gente sabe, que por mais boa vontade que tenha, não há nenhum tipo de atendimento psicológico ou de reinserção da pessoa na sociedade”, comenta Julita Lemgruber, coordenadora do Cesec (Centro de Estudos de Segurança Pública e Cidadania do Rio de Janeiro).

Abandono das políticas de redução de danos

A principal conclusão extraída pelo levantamento é que as políticas de drogas baseadas na repressão e punição não levam a nenhum resultado. Na maioria dos países estudados os planos estatais para o tema estão desalinhados com as obrigações dos governos em promover saúde, direitos humanos e o desenvolvimento.

O estudo também afirma que continuar com a criminalização, interdição, erradicação forçada e intervenções policiais como forma de controle de drogas é um erro.

O resultado de ações pouco eficazes é o dificultamento do acesso à redução de danos e medicamentos controlados para quem precisa, e muitas vezes resulta em casos de abusos.

“A maioria dos governos continua a empregar uma abordagem repressiva para o controle de drogas com base em dados distorcidos, o que por sua vez significa que eles não podem ser responsabilizados pelos danos que suas políticas infligem às vidas de tantas pessoas”, analisa Ann Fordham.

A escolha do Brasil por ações repressivas em detrimento de práticas de controle e redução de danos é um dos pontos que levam o país ao último lugar da lista.

A atuação do governo federal retrocede mais quando põe no centro da discussão as chamadas comunidades terapêuticas, gerenciadas por igrejas evangélicas, como fez o então ministro da Cidadania, Osmar Terra, em 2019, ao adotar uma política que reforça o papel dessas organizações que têm na abstinência o principal método no tratamento da dependência química.

CLIQUE AQUI para ver o relatório da Harm Reduction Consortium na íntegra.

*Fonte: Ponte Jornalismo

**Junte-se à roda do Maryjuana no Telegram.
You may also like
Amsterdã: prefeita propõe legalização da cocaína para combater o tráfico
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Trema micrantha Blume: conheça a planta nativa brasileira que é fonte de CBD
Vendas de CBD crescem no Brasil, mas produção interna ainda é pequena

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.