CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > EUA investem na importação de sementes de cânhamo da Ucrânia

EUA investem na importação de sementes de cânhamo da Ucrânia

O Departamento de Agricultura dos EUA busca ajudar a economia da Ucrânia reforçando as importações de sementes de cânhamo do país. O cânhamo ucraniano não possui THC e é valorizado pelas aplicações comerciais e industriais. Suas sementes podem ser usadas em óleos de alto teor proteico ou para fabricar tinta e plásticos.

“Nós estamos concentrados agora em tentar descobrir formas por meio das quais poderíamos ser capazes de usar nos EUA sementes de cânhamo industrial criadas na Ucrânia”, disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack, ontem, em entrevista.

A Ucrânia, uma grande produtora de semente de cânhamo, está buscando ajuda do Fundo Monetário Internacional e de outros países em um momento em que enfrenta dificuldades com uma crise política de quatro meses que culminou com a anexação da Crimeia pela Rússia.

A moeda caiu quase 25 por cento contra o dólar neste ano. A Ucrânia está buscando até US$ 20 bilhões do FMI, que pode anunciar uma decisão ainda hoje.

O presidente dos EUA, Barack Obama, insistiu que a Rússia dê um fim na crise com a Ucrânia ou enfrentará mais sanções, se invadir o leste do país após a anexação da península do sul.

A administração Obama está planejando prover ajuda, incluindo US$ 1 bilhão em garantias de empréstimo, e está trabalhando com aliados europeus em um pacote mais amplo.

CULTIVO DE CÂNHAMO

Atualmente, dez estados americanos permitem o cultivo de cânhamo industrial. O projeto de lei agrícola que o Congresso aprovou no mês passado permitirá que faculdades, universidades e departamentos estaduais de agricultura cultivem cânhamo para fins de pesquisa se a erva for permitida no estado.

Restrições legais sobre o produto agrícola, antes amplamente cultivado nos EUA, foram relaxadas quando a maconha ganhou uma maior aceitação.

Em 2012 a Ucrânia foi o quarto maior produtor mundial de semente de cânhamo após a França, a China e o Chile, segundo a Organização das Nações Unidas.

A Ucrânia é o terceiro maior exportador de milho do mundo e o sexto maior de trigo. Vilsack disse não ter visto sinais de distúrbios nos mercados de grãos da Ucrânia como resultado da crise.

A queda da moeda do país está levantando a preocupação de que os fazendeiros reduzam as compras de combustível e de pesticidas, mesmo com o plantio de primavera, que está em andamento, caminhando ao ritmo mais rápido em seis anos.

*Fonte: Bloomberg, via Exame 

You may also like
Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA
Engenheiro de MG planta cannabis para desenvolver tecido de maconha
New Orleans aprova medidas para descriminalizar o uso de maconha
Hotel boutique nos EUA oferece hospedagens para canabistas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.