CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA

Anistia: 2,3 milhões de crimes relacionados à cannabis perdoados nos EUA

Desde 2018, um contingente superior a 2,3 milhões de cidadãos norte-americanos obtiveram o perdão ou indulto de suas condenações relacionadas à cannabis.

Conforme análise mais recente da NORML, os tribunais estaduais dos EUA assumiram a liderança na maioria dessas iniciativas. Apenas no último ano, foram registradas aproximadamente 500 mil ações.

O relatório compreende os dados disponíveis publicamente acerca de perdões relacionados à maconha desde que iniciativas abrangentes para aliviar condenações desse tipo começaram a ganhar impulso no país.

Perdões, que implicam o perdão de condenações criminais passadas, são concedidos por autoridades eleitas, como governadores ou presidentes; já o indulto, que perdoa e oculta condenações passadas do escrutínio público, normalmente é promulgado por meio da legislação ou por iniciativa do eleitorado.

No geral, políticas de expurgo representaram a maior parcela das ações, totalizando cerca de 800 mil condenações relacionadas à cannabis sendo ocultadas por autoridades estaduais de Illinois, mais de 300 mil tanto em Nova Jersey quanto em Virgínia, e aproximadamente 200 mil em cada um dos estados da Califórnia e Nova York, apesar de muitos outros estados também terem implementado políticas abrangentes de perdão.

Simultaneamente, autoridades eleitas concederam perdões relacionados à maconha a cerca de 100 mil pessoas, conforme indicado pelo relatório.

Em dezembro de 2023, o presidente Joe Biden reiterou seu apelo para que governadores estaduais concedam perdão às acusações de posse de cannabis em nível estadual, um pedido inicialmente feito em conjunto com o perdão amplo em outubro de 2022 para todas as condenações federais por posse simples da planta.

Embora o presidente tenha expandido essa ação no mês passado, ele ainda se absteve de comutar as sentenças de prisioneiros atualmente cumprindo pena por condenações relacionadas à cannabis.

Dados recentes de pesquisas indicam que um recorde de 70% dos americanos apoia a legalização federal da cannabis.

*Por: Redação Maryjuana

You may also like
Ações de empresas canábicas têm melhor semana na bolsa desde 2020
Ministro do STJ propõe veto aos habeas corpus para cultivo de maconha
Nova York é considerada a cidade que mais consome cannabis do mundo
Estudo mostra que jovens estão trocando o álcool pela maconha nos EUA

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.