CONTEÚDO JORNALISTÍCO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Home > NOTÍCIAS > MUNDO > Jovens franceses são os maiores consumidores de maconha da Europa

Jovens franceses são os maiores consumidores de maconha da Europa

Sucesso em todo o planeta, a maconha é a droga mais popular entre os jovens franceses de 15 a 23 anos, segundo informações da Rádio França Internacional (RFI). Cerca de 41% dos adolescentes com 17 anos de idade já fumaram a erva pelo menos uma vez, de acordo com o Observatório Francês de Drogas e Toxicomania.

Na faixa etária entre 11 e 17 anos, um em cada 10 jovens consumiu a maconha no último mês, segundo o estudo. O consumo é ainda maior quando se trata de adolescentes de 13 anos: um quarto deles já fumou maconha.

Para o diretor do Observatório Francês de Drogas e Toxicomania, François Beck, o principal motivo para o grande consumo de maconha pela juventude francesa é a questão cultural. “Na França, a cannabis é presente em vários meios culturais, o que nós chamamos de transcultural. É um produto que encontrou seu lugar durante os anos 90 como produto transcultural. Nós temos um grande trabalho a fazer na prevenção, porque a maconha é vista como inofensiva pelos jovens e precisamos nos esforçar para mostrar a eles onde se situa a zona de perigo”, alerta Beck.

Para garantir o acesso à matéria-prima, uma prática que cresce aqui na França é o cultivo indoor da erva. Os usuários preparam uma espécie de horta, dentro de armários nos apartamentos. Em um metro quadrado, é possível cultivar até 5 pés da erva.

O porta-voz da Federação dos Coletivos de Informação e Pesquisa sobre a Maconha, Kshoo, defende que o cultivo em casa é a decisão mais segura para os usuários. “Dessa maneira ele evita o risco de comprar drogas de má qualidade, evita roubos ou violência na relação com o traficante, também não financia redes criminosas de tráfico e não corre o risco de ser preso pela polícia portando drogas”, aconselha Kshoo.

Ainda segundo a pesquisa, depois da França, os países europeus com maior consumo de maconha entre os jovens são Dinamarca, República Tcheca e Espanha.

Clique aqui para saber mais sobre a legalização da maconha na França.

*Fonte: Rhossane Lemos (RFI)

You may also like
Amsterdã fica de fora do experimento de legalização da maconha na Holanda
Clubes canábicos de Barcelona correm risco de fechar após revés judicial
Deputado francês leva baseado ao Parlamento durante debate sobre legalização da maconha
Amsterdã reforça planos para restringir turistas nos coffee shops

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.